Brasil

Em entrevista com youtubers, Lula critica politicamente correto

Ao defender um mundo que não seja "unipolar", em que pessoas com pensamentos diferentes possam conversar

Por Folha de São Paulo 27/04/2022 09h09
Em entrevista com youtubers, Lula critica politicamente correto
Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Estadão Conteúdo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (26) que o mundo "está chato para cacete" e pesado porque todas as piadas viraram politicamente erradas.

"Então não tem mais graça. Se você quer dar risada é nesses programas de humorismo chatos pra cacete na televisão", disse o petista em encontro com jornalistas e youtubers em São Paulo.

Ao defender um mundo que não seja "unipolar", em que pessoas com pensamentos diferentes possam conversar, ele chegou a defender as piadas com nordestinos. Lula é pernambucano.

"Queremos um mundo multipolar, que tenha 500 pessoas discutindo na mesa. Aí sim a gente vai ter um mundo feliz. O cara contando piada de nordestino e eu rindo. Eu contando piada de outras pessoas e as pessoas rindo", afirmou.

Participam do encontro jornalistas da Agência de Notícias Alma Preta, do Brasil de Fato, da TVT, do Viomundo e do Tijolaço, além de youtubers. A conversa  durou mais de três horas.

Para o petista, atualmente é proibido contar piadas. Ao demonstrar que não gosta dos comediantes do momento, ele citou, com saudosismo, o humorista Chico Anysio (1931-2012). "Parece que depois que o Chico Anysio morreu, desapareceram os humoristas no Brasil", disse.

Ele fez a crítica quando respondia a uma pergunta sobre a campanha eleitoral à Presidência da República. Lula defendeu uma postura sóbria e em que possa conversar com todo mundo que tiver interesse no diálogo.

"Sentar na mesa com alguém que votou contra mim e contar piada, como dois torcedores de times adversários fazem", citou como exemplo.

O ex-presidente disse que "apanha" todo dia do presidente Jair Bolsonaro (PL). "Ele tem razão para bater: medo que eu ganhe no primeiro turno", disse. "Como tenho as costas salgadas, temperadas, eu estou muito tranquilo".