Serviços

Viçosa inaugura Serviço de Inspeção Municipal e beneficia agroindústria

O órgão é responsável pela inspeção, regularização e fiscalização industrial e sanitária de produtos de origem animal

Por Assessoria 29/04/2022 18h06
Viçosa inaugura Serviço de Inspeção Municipal e beneficia agroindústria
Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é inaugurado em Viçosa - Foto: Assessoria

O prefeito de Viçosa, João Victor, e o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Israel de Alcântara Moura, inauguraram, nesta sexta-feira (29), o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O órgão é responsável pela inspeção, regularização e fiscalização industrial e sanitária de produtos de origem animal.

Logo no dia da inauguração, o SIM recebeu o primeiro requerimento para inspeção de um laticínio instalado no Povoado Bananal, que estava impossibilitado de comercializar os produtos no município por ausência de certificação.

“Estamos prontos para receber os requerimentos dos que precisam do selo municipal para poder comercializar os seus produtos, gerando mais ocupação e mais renda aos nossos produtores viçosenses”, comemorou o prefeito João Victor.

O SIM é um órgão da Prefeitura de Viçosa, vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Uma de suas atribuições mais importantes é viabilizar a ampliação do mercado aos produtores rurais. Com o novo serviço, eles poderão atender as demandas do comércio local e realizar vendas governamentais, por meio do Programa de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“Era uma reivindicação antiga, tanto dos agricultores familiares como das agroindústrias, porque sempre tiveram a necessidade de participar dos certames das compras institucionais, que ocorrem através do PAA e do PNAE, só que, como não tinham produtos inspecionados, não podiam participar. Então com a entrega do Serviço de Inspeção Municipal eles têm como solicitar a vistoria das suas agroindústrias, atendendo a legislação vigente”, explicou Israel Moura.

“Automaticamente, a gente vai expedir o Certificado de Inspeção e eles vão estar aptos tanto a vender os seus produtos com qualidade assegurada, como também participar dos certames, que era justamente a maior reivindicação”, acrescentou o secretário, revelando que o próximo passo é criar um consórcio com outros municípios para ampliar a atuação regionalmente.

O SIM funciona na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, na Rua do Centenário, Centro de Viçosa, de segunda a sexta-feira, das 8 h às 13 horas.