Pessoas em situação de rua de Maceió serão vacinadas em ação em maio
Durante essa semana, o público será mapeado para atualizar as doses na próxima semana
O Programa Consultório na Rua da Secretaria de Saúde de Maceió iniciou, nesta segunda-feira (2), uma mobilização para atualizar a vacinação de pessoas em situação de rua contra a Covid-19. O objetivo da iniciativa é fazer um mapeamento da situação vacinal desse público, visando concluir o ciclo de imunização. No primeiro dia, as atividades se concentraram no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), no Jaraguá, e no Mercado da Produção, na Levada.
O levantamento da cobertura vacinal deste público vai até a próxima sexta-feira (6). Após o mapeamento, já na semana seguinte, de 9 a 13 de maio, os profissionais do Consultório na Rua farão a imunização dessas pessoas com as doses que faltam do ciclo vacinal em pontos estratégicos da cidade.
De acordo com a coordenadora do Consultório na Rua, Jorgina Sales, pelo menos 1.206 pessoas ainda estão com alguma dose da vacinação contra a Covid-19 pendente. “Segundo nosso levantamento, temos as mais diversas situações, pessoas que tomaram a primeira dose, mas não tomaram a segunda, aqueles que não tomaram o reforço e a 4ª dose para os que já estão na idade. Então nosso objetivo é ir em busca dessa população em diversos pontos da cidade para que elas possam regularizar seu ciclo”, explica.
“Nesse primeiro dia, nos concentramos na região do Mercado da Produção, onde há uma grande concentração de pessoas em situação de rua. Nós temos um levantamento dos usuários que já tomaram alguma dose da vacina e em nossas abordagens diárias, ao longo dessa semana, já estamos fazendo o mapeamento desses faltosos para que possamos garantir a imunização deles em nossos pontos estratégicos e também sensibilizando-os para a importância da vacinação”, completa Jorgina Sales.
A ação ocorre de maneira integrada entre órgãos municipais, como a Secretaria de Saúde e Assessoria Especial de Políticas Sociais da Prefeitura de Maceió, além de instituições como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL).
Vacinação de pessoas em situação de rua
A partir da próxima semana, as vacinas serão realizadas em pontos estratégicos com horários definidos. As equipes do Consultório na Rua fazem a busca nos locais onde há concentração de pessoas em situação de rua e levam até os locais de vacinação.
Confira os pontos estratégicos de imunização
09/05 (9h): Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua 1 (Jaraguá)
10/05 (9h): Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua 2 (Farol)
11/05 (13h às 16h): Papódromo (Vergel do Lago)
12/05 (14h às 18h): Praça e Mercado do Benedito Bentes
13/05 (16h às 20h): Casa de Passagem Manoel Coelho (Poço)
Últimas notícias
Mulher aciona polícia após ser ameaçada pelo companheiro na zona rural de Porto Calvo
Homem é preso após ameaçar a própria mãe e tentar invadir residência em Igaci
Homem embriagado agride jovem de 18 anos em Palmeira dos Índios
Jovem é brutalmente agredida pelo ex-namorado e resgatada após desmaiar em Porto Calvo
Irmãos se desentendem e um fica ferido após ser empurrado contra armário em Belém -AL
Loja é invadida e furtada no Centro de Arapiraca; suspeito é levado à delegacia
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
