Geral

Primeira-dama conhece alunos de curso de costureiro industrial ofertado pela Assistência Social

Aulas acontecem na unidade do Senai no bairro Poço

Por Assessoria 03/05/2022 09h09
Primeira-dama conhece alunos de curso de costureiro industrial ofertado pela Assistência Social
Curso de Costureiro Industrial é ofertado pela Assistência Social de Maceió. - Foto: Ascom

A primeira-dama de Maceió, Marina Candia, conheceu nesta segunda-feira (2) os alunos que estão fazendo o curso de costureiro industrial de vestuário, ofertado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), para usuários do Cadastro Único e mulheres do Programa Emprega Mulher. As aulas acontecem na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), localizada no bairro Poço, nos horários da manhã e da tarde.

Como empreendedora do ramo da moda, Marina Candia, apresentou aos alunos algumas dicas para aqueles que querem seguir esse segmento. A primeira-dama mostrou para eles que é importante ter um planejamento e escolher em que área vão se especializar, como também incentivou os alunos a se tornarem Microempreendedores Individuais (MEI) para formalizarem o negócio e assim terem acesso a direitos trabalhistas e a linhas de créditos com juros reduzidos.

“A moda é um desafio todos os dias. Vocês costureiros são muito importantes no mercado de moda, e hoje em dia, essa mão de obra está muita escassa. Saibam valorizar seu trabalho, o quanto de tempo gastaram para aprender e fazer cada peça, porque muitos têm o costume de desmerecer o trabalho de vocês. Fico muito feliz em ver uma turma tão cheia com mulheres e homens aprendendo. Contem sempre com a parceria da Prefeitura de Maceió para apoiá-los e aproveitem a estrutura que o Senai oferece”, destacou Marina.

O secretário de Assistência Social, Carlos Jorge, também acompanhou a visita e incentivou os alunos a continuarem acreditando que esse curso abrirá portas no mercado de trabalho.

“Obrigado por acreditarem nesse sonho. Queremos vê-los no mercado de trabalho sendo potenciais empreendedores, colaboradores, para que possam crescer e gerar renda para as suas famílias e até para outras pessoas. Ficamos muito felizes com a visita da primeira-dama que é uma pessoa que leva com seriedade e carinho as pautas sociais”, ressaltou Carlos Jorge.

A turma de costureiro industrial, do turno da manhã, possui 19 alunos frequentando as aulas, sendo três homens e 16 mulheres. Segundo a instrutora do curso de costureiro industrial de vestiário, Patrícia Farias, a maioria dos alunos estão interessados, porque querem trabalhar e ocupar seu espaço no mercado de trabalho.

Um desses alunos é Roberval Araújo, 45 anos, um dos homens que estão participando da qualificação. Ele falou do que está achando dessa oportunidade.

“Era meu sonho participar desse curso e está sendo maravilhoso. Quero aprender para costurar roupas de quadrilhas juninas. Eu já desenho figurinos e esse curso vai me ajudar bastante a realizar esse sonho que eu tenho de ser costureiro”, disse Roberval.

ursos profissionalizantes

As novas turmas dos cursos profissionalizantes ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) foram iniciadas no dia 30 de março. Estão participando usuários do Cadastro Único, do programa Nova Chance e do Emprega Mulher.

Foram ofertadas no total 90 vagas para os cursos de eletricista instalador predial baixa tensão, mecânico de e costureiro industrial do vestuário. Em 2021, a Semas capacitou mais de 200 pessoas em vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único e no programa Nova Chance. Foram ofertados cursos profissionalizantes de panificação, pintor, pedreiro, encanador, instalador, gesseiro e auxiliar administrativo.

Para participar desses cursos, os usuários devem ser inscritos no Cadastro Único de Maceió e ter renda per capta familiar de até R$210. Além do material didático, os alunos recebem auxílio-transporte, alimentação e certificado do Senai no final do curso, com oportunidades de estágio e inserção no mercado de trabalho.

Acompanharam também a visita o secretário adjunto da Semas, Moacir Teófilo, a coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes, a diretora de Proteção Social Básica da Semas, Aline Pedrosa e o gerente da unidade do Senai em Maceió, Welton Barbosa.