Maceió

Conselho alerta maceioenses sobre riscos do uso de remédios sem acompanhamento médico

O Conselho Municipal de Farmácia de Alagoas promove uma ação no Maceió Shopping para orientar a população

Por 7Segundos 06/05/2022 07h07 - Atualizado em 06/05/2022 10h10
Conselho alerta maceioenses sobre riscos do uso de remédios sem acompanhamento médico
Ação realizada no Maceió Shopping - Foto: Cortesia

O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL) iniciou, nesta quinta-feira (05), uma campanha para alertar os alagoanos sobre os riscos do uso de remédios sem acompanhamento médico, em especial de idosos e crianças.

Em entrevista ao 7Segundos, o vice-presidente do CRF/AL, Daniel Fortes, disse que a automedicação é uma das principais causas de internamento por causa de intoxicação no Brasil, sendo responsável por pelo menos 30% das internações.

“O medicamento pode trazer benefícios, mas pode trazer reações adversas, podendo vir a prejudicar mais que os próprios sintomas da doença”, informou o vice-presidente do Conselho, pontuando que 3 a cada 10 internações por intoxicação são causadas pelo ato.

Daniel apontou que isso pode ser especialmente arriscado para idosos e crianças. No caso do público sênior, o risco está no fato que eles, em geral, se medicam com vários remédios diferentes.

“Esses medicamentos que ele (o idoso) toma, podem interagir com outros medicamentos que por ventura ele também esteja usando”, informa Daniel.

O vice-presidente também afirmou que isso gera dificuldades no diagnóstico de doenças, pois causa um sintoma que poderia ser tanto um descontrole de alguma enfermidade que esteja afetando o paciente ou pelo uso dos remédios.

Já no caso do público infantil, Daniel alerta que as crianças não têm todas as enzimas - substâncias que irão degradar o medicamento no corpo - desenvolvidas.

“Além do corpo delas ser menor, essa alteração na própria fisiologia do corpo, pode fazer que medicamentos que seriam seguros em adultos, causem intoxicações nas crianças”.

Além disso, ele também alertou sobre reações alérgicas que podem ser especialmente graves nas crianças.

Ação no Shopping


Uma ação para orientar alagoanos sobre a automedicação, promovida pelo CRF/AL, está sendo realizada no Maceió Shopping, no bairro da Jatiúca, em Maceió. No evento, o conselho promove mini-palestras no formato de bate-papo onde eles recebem farmacêuticos que oferecem dicas sobre o tema.