Segurança de Lula é visto com submetralhadora em manifestação
Repercute nas redes sociais agente portando armamento; lei garante a ex-presidentes da República direito a “segurança e apoio pessoal”
Um segurança da equipe do ex-presidente e pré-candidato ao Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi visto armado enquanto fazia a escolta do petista. A arma é uma submetralhadora HK MP5, de fabricação alemã.
A situação ocorreu na última quinta-feira (5) em Campinas, no interior de São Paulo, onde o ex-presidente cumpria agenda da pré-campanha. O vídeo do agente portando a arma repercutiu nas redes sociais na última quinta.
A cena foi gravada por manifestantes que organizaram um protesto contra Lula. Os seguranças faziam a inspeção para a passagem do carro da comitiva do ex-presidente, que deixava um condomínio. Um homem de camisa azul segurava uma submetralhadora.
A assessoria de Lula confirmou que o agente fazia a segurança do ex-presidente e que a equipe é cedida pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), lembrando que isso é uma prerrogativa de todos os ex-presidentes da República.
Sancionada em 1986, a lei 7.474 determina que, ao término dos mandatos, os ex-presidentes têm direito a utilizar “os serviços de quatro servidores, para segurança e apoio pessoal, bem como a dois veículos oficiais com motoristas, custeadas as despesas com dotações próprias da Presidência da República”.
A lei determina ainda que o Ministério da Justiça “responsabilizar-se-á pela segurança dos candidatos à Presidência da República, a partir da homologação em convenção partidária”. Conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições deste ano, as convenções partidárias que irão definir oficialmente as candidaturas serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto.
Últimas notícias
Polícia Científica aguarda laudo sobre morte de bebê no Sertão de Alagoas
Deputado Daniel impulsiona maior expansão de espaços esportivos da história de Arapiraca
Nos EUA, Leonardo Dias se consolida como candidato da família Bolsonaro em Alagoas
Justiça Eleitoral ‘derruba’ perfil de Cabo Bebeto no Instagram a pedido do MDB
Anvisa aprova nova caneta emagrecedora à base de semaglutida
Gunnar Nunes reúne 2 mil pessoas em lançamento oficial da candidatura
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
