Segurança de Lula é visto com submetralhadora em manifestação
Repercute nas redes sociais agente portando armamento; lei garante a ex-presidentes da República direito a “segurança e apoio pessoal”
Um segurança da equipe do ex-presidente e pré-candidato ao Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi visto armado enquanto fazia a escolta do petista. A arma é uma submetralhadora HK MP5, de fabricação alemã.
A situação ocorreu na última quinta-feira (5) em Campinas, no interior de São Paulo, onde o ex-presidente cumpria agenda da pré-campanha. O vídeo do agente portando a arma repercutiu nas redes sociais na última quinta.
A cena foi gravada por manifestantes que organizaram um protesto contra Lula. Os seguranças faziam a inspeção para a passagem do carro da comitiva do ex-presidente, que deixava um condomínio. Um homem de camisa azul segurava uma submetralhadora.
A assessoria de Lula confirmou que o agente fazia a segurança do ex-presidente e que a equipe é cedida pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), lembrando que isso é uma prerrogativa de todos os ex-presidentes da República.
Sancionada em 1986, a lei 7.474 determina que, ao término dos mandatos, os ex-presidentes têm direito a utilizar “os serviços de quatro servidores, para segurança e apoio pessoal, bem como a dois veículos oficiais com motoristas, custeadas as despesas com dotações próprias da Presidência da República”.
A lei determina ainda que o Ministério da Justiça “responsabilizar-se-á pela segurança dos candidatos à Presidência da República, a partir da homologação em convenção partidária”. Conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições deste ano, as convenções partidárias que irão definir oficialmente as candidaturas serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto.
Últimas notícias
Parada Natalina promete trazer brilho do Natal para Porto Calvo neste sábado
Colisão entre dois caminhões de carga deixa uma pessoa morta na BR-101
Prefeitura de Junqueiro entrega cestas básicas a famílias atendidas pela Casa da Sopa
Ed Gama e os Disgramados se apresentam no Cultura na Praça em edição especial, nesta segunda (22)
Rua Barão de Jaraguá recebe serviços da Operação Tampa Bueiro neste sábado
Após apagão em escola, prefeitura de Arapiraca nega prejuízo a candidatos em concurso
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
