Meio ambiente

IMA esclarece sobre surgimento de manchas nas praias do Pontal e Sobral

Instituto recebeu diversas denúncias nesta segunda-feira (09)

Por 7Segundos com Assessoria 09/05/2022 14h02 - Atualizado em 09/05/2022 15h03
IMA esclarece sobre surgimento de manchas nas praias do Pontal e Sobral
IMA informa que manchas em praias são resultado de proliferação de algas - Foto: Ascom IMA

Diversas denúncias chegaram ao IMA/AL nesta segunda-feira (09), referentes ao surgimento de manchas que apareceram nas proximidades entre a praia do Sobral e o Pontal. A equipe do Instituto esteve no local e constatou que se trata da proliferação exacerbada de algas marinhas.

De acordo com Ricardo César, coordenador do Gerenciamento Costeiro do órgão ambiental, esse tipo de fenômeno é bastante recorrente nos períodos chuvosos em razão do grande aporte de nutrientes vindos do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM).

“O bloom desse tipo de algas acarreta nessa coloração amarronzada das águas, principalmente nas áreas de arrebentações das ondas. Posteriormente há um decaimento da quantidade dessas algas e água volta a sua coloração normal”, explica o coordenador.

O Instituto recolheu amostras no local para identificação desses organismos, e mantém o monitoramento nas praias. O surgimento dessas algas pode ocorrer mais vezes, entre a praia da Avenida e do Pontal, durante todo o período chuvoso.