Pilar vence Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor
O evento reuniu gestores de várias regiões de Alagoas que buscam impulsionar as micro e pequenas empresas, favorecendo, assim, o desenvolvimento sustentável
Pilar vive um novo momento. Nesta segunda-feira (09), o município foi agraciado com mais uma importante conquista, desta vez em reconhecimento às experiências inovadoras que estimulam o empreendedorismo local. Trata-se do 11º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, cuja solenidade, realizada no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, reuniu gestores de várias regiões de Alagoas que buscam impulsionar as micro e pequenas empresas, favorecendo, assim, o desenvolvimento sustentável.
Pilar concorreu com outros 27 projetos de 15 municípios e foi premiado na categoria Cidade Empreendedora. Atualmente, o município – que já ganha notoriedade, inclusive, como destino turístico – reúne quase 1,7 mil microempreendedores individuais, além de 81 microempresas e oito empresas de pequeno porte (EPPs) que também contam com a assistência Banco do Povo, agência criada para facilitar o acesso a crédito.
E o auxílio vai do pescador ao artesão, sempre com foco na inclusão, de modo a favorecer, principalmente, grupos em situação de vulnerabilidade. No caso do pequeno produtor rural, por exemplo, a Prefeitura – por meio do programa Plantando o Futuro – adquire produtos cultivados na agricultura familiar para abastecer as escolas municipais. Ou seja, além de garantir uma merenda de qualidade, combatendo a insegurança alimentar, o Município ainda gera emprego e renda no campo.
Outra iniciativa de destaque é o Pilar Reage Empreendendo, programa que fomenta recursos e treinamentos junto ao setor produtivo. Foi por tudo isso que o Sebrae Alagoas reconheceu Pilar como uma cidade atraente e empreendedora, como atesta o superintendente Marcos Vieira.
“Pilar é de fato uma cidade empreendedora. A gestão do prefeito Renato Filho impulsionou o crescimento nesse sentido, por meio da desburocratização e da educação empreendedora nas escolas, capacitando seu quadro de servidores para que deem respostas cada vez mais efetivas à população. Hoje, Pilar também ocupa uma posição de destaque no cenário nacional em virtude da melhoria do ambiente de negócios proporcionada pela atual gestão”, afirmou Vieira, parabenizando prefeito e equipe pela conquista.
Renato Filho, por sua vez, não escondeu a emoção e parabenizou os organizadores do evento, bem como os demais vencedores. “Estou muito feliz porque Pilar sempre se destacou apenas como cidade violenta, mas, hoje, consegue um feito muito importante devido às mudanças que conseguimos promover. Dedico esse prêmio a toda a nossa equipe e população pilarense. Agradeço também ao Sebrae e à AMA, que têm sido grandes parceiros no desenvolvimento dos municípios alagoanos”, declarou o prefeito, garantindo que dará continuidade ao trabalho iniciado ainda em 2017 “para que o Pilar possa se desenvolver cada vez mais”.
Também presente à solenidade, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, reforçou a grandeza da premiação. “É um instrumento valioso para identificar prefeitos e prefeitas que enxergam nos pequenos negócios aliados na promoção do desenvolvimento. Afinal, os municípios empreendedores são os que geram mais empregos”, salientou o prefeito de Cacimbinhas, durante a cerimônia que também contou com a presença de autoridades como a deputada estadual Fátima Canuto.