Maceió

Santa Amélia recebe ação de revitalização nesta terça (10)

Ação teve o objetivo de preservar a região e decorar as áreas coletivas

Por Secom Maceió 10/05/2022 17h05
Santa Amélia recebe ação de revitalização nesta terça (10)
Área sofria com constantes descartes irregulares feitos pela população - Foto: Reprodução/Assessoria

Metralha, poda de árvore, volumosos e animais mortos eram os itens mais encontrados em uma área de descarte irregular, situada no Conjunto Medeiros Neto, no bairro da Santa Amélia. Para solucionar o problema, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) enviou suas equipes para realizar a limpeza e revitalização do local. A atividade começou na segunda (2) e foi concluída somente nesta terça-feira (10).

A ação contou com o trabalho de servidores da Sudes e jovens aprendizes da Viambiental, empresa que faz a coleta na parte alta da cidade, que após a retirada dos resíduos, fizeram o plantio de 81 mudas de plantas das espécies espada de São Jorge, ipês, palmeiras, abacaxi-roxo e plantas ornamentais vindas do Parque Municipal e também doadas pelos moradores.

Para fazer a decoração foram utilizados 100 pneus reutilizados que serviram como material para a produção de duas mesas, oito bancos, duas caqueiras e ornamentação.

Para garantir a preservação da área, as equipes de educação ambiental do órgão percorreram o bairro orientando moradores, comerciantes e transeuntes sobre boas práticas e a importância de não praticar o descarte irregular na área.

A diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, Kedyna Tavares, destacou o trabalho desenvolvido para melhorar a qualidade de vida dos moradores do conjunto.

"A arborização traz muitos benefícios para a saúde dos moradores, além de melhorar a estética dos locais. Com a revitalização, transformamos espaços que serviam de ponto de lixo em um lugar agradável e recreativo para a população”, informou a diretora.

Clebson Ramos relatou que sempre teve preocupação com os riscos desse foco de lixo em frente à residência de sua mãe, que mora há cerca de 10 anos no local.

“Ver a população jogar todo esse lixo e animais nesse espaço era algo que me deixava muito preocupado, pois, minha mãe mora sozinha aqui e de longe sempre ficamos sem saber o que fazer para melhorar as condições do ambiente onde ela mora, com sua saúde e segurança. Então, ver que a Prefeitura tomou essa providência me deixa muito mais tranquilo”, revelou.

Fale com a Sudes


A população também pode ajudar denunciando. Ao flagrar um descarte inadequado, o cidadão deve entrar em contato com o órgão enviando fotos e vídeos do flagrante, além do endereço completo. Caso seja constatada a infração, o autor pode ser multado. A Central de Monitoramento da Sudes atende através do 0800 082 2600, pelo número 156 ou no WhatsApp (82) 98802-4834.