55 cães e gatos são castrados em ação no bairro de Jacarecica nesta quarta (11)
Operação da prefeitura teve como objetivo controlar a população e melhorar a saúde dos animais em Maceió
O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) concluiu, nesta quarta-feira (11), as castrações dos cães e gatos do bairro Jacarecica. O Castramóvel ficou estacionado em frente à Unidade de Referência em Saúde Maria Conceição Fonseca Paranhos. No decorrer da ação, a equipe realizou 91 consultas eletivas, 55 castrações e aplicou 50 doses de vacinas antirrábicas em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).
O Programa de Controle Populacional Permanente de Cães e Gatos da Prefeitura de Maceió deu assistência aos pets dos moradores de Jacarecica, que passaram por consulta eletiva, coleta de sangue para realização do hemograma. Após avaliação dos resultados, os que estavam aptos foram castrados. Já os que precisavam de tratamento receberam suporte da equipe com a prescrição dos medicamentos e todas as orientações sobre cada quadro clínico.
A médica-veterinária do Castramóvel, Maria Clara Carlos, fez uma avaliação sobre os atendimentos dos animais.
“Nesta fase do projeto observamos que os animais que receberam atendimento clínico e cirurgia são cães e gatos que fazem rotineiramente o controle para endoparasitoses e ectoparasitoses, protocolo de vacinação em dia, e manejo alimentar e sanitário adequado de acordo com a idade e porte do animal. As cirurgias ocorreram sem intercorrências e os animais receberam microchip para identificação, cartão de vacina e receituário com as orientações pós cirúrgicas”, explicou a veterinária.
O morador Fabiano César soube através das divulgações na imprensa que o Castramóvel iria atender em Jacarecica. O estudante levou o seu cão para triagem e falou sobre o atendimento.
“Já queria realizar a castração do Choquito e foi muito boa essa parada do Castramóvel aqui no bairro. Facilitou bastante porque foi perto de casa e não gastamos nada. A Prefeitura e toda equipe estão de parabéns. Esse projeto tem que continuar em todos os bairros, porque tem muitas pessoas que querem cuidar dos seus animais e não têm condições financeiras ”, contou Fabiano.
O Castramóvel já percorreu os bairros Benedito Bentes, Ipioca, Pescaria, Riacho Doce, Guaxuma, Garça Torta e Jacarecica.
A coordenadora do Gabinete da Causa Animal, Marcella Soares, vai fazer o alinhamento com a equipe para avaliação geral das ações do projeto e definir o próximo bairro que irá receber o Castramóvel. A iniciativa tem trazido melhorias para a saúde e o bem-estar dos pets e da população no Município.
Últimas notícias
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Fundepes e Ufal auxiliam na execução da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília
Seis candidatos disputam vaga na lista tríplice para procurador-geral do MPAL
EUA retiram sanções a Moraes e dizem que medidas eram “inconsistentes”
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
