Saúde

Ministro da Saúde participa de inauguração do novo serviço de tratamento de câncer

Hospital Universitário investiu mais de R$ 1,8 milhão na reforma do local

Por 7Segundos com Ascom Ufal 16/05/2022 16h04
Ministro da Saúde participa de inauguração do novo serviço de tratamento de câncer
Ministro da Saúde participa de inauguração do novo serviço de tratamento de câncer - Foto: Reprodução / TV Pajuçara

Nesta segunda-feira (16), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou da inauguração do novo serviço de radioterapia do Hospital Universitário, em Maceió. Segundo o superintendente do HU, o professor Célio Rodrigues, foram investidos mais de R$ 1,8 milhão em recursos próprios na reforma do bunker.

O evento também contou com a presença do reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, da vice-reitora Eliane Cavalcanti, e do vice-presidente da Ebserh, Antônio César Rocha.

"Existe um programa de expansão da radioterapia no SUS e já foram entregues 53 unidades como essa estrutura para aparar este bunker. Como ministro da saúde, é uma grande alegria vir à Universidade Federal de Alagoas inaugurar este serviço", disse Queiroga.

O ministro ainda ressaltou a importância da pesquisa e do ensino, reafirmando a relevância das outras funções das instituições federais.

Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon)

O Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do HU atende pacientes com câncer, encaminhados de várias regiões de Alagoas. O novo acelerador linear possui uma tecnologia mais avançada, permitindo diversas melhorias, das quais destaca-se o dobro da capacidade de atendimento. O número de procedimentos passará de 30 para cerca de 60 por dia.

O acelerador conta com sistemas computadorizados que permitem um cálculo de dose mais preciso, melhorando a qualidade do tratamento de radioterapia. Utilizando raios x de alta energia aplicados sobre o tumor, o equipamento é capaz de destruir células cancerígenas e, com sua tecnologia, preservar o máximo de tecidos saudáveis ao redor.