Crianças recebem vacinação contra Covid-19 em escolas em Pilar
Ação iniciou nesta segunda-feira (23) e visa imunizar estudantes de 5 a 11 anos
Pilar avança com a vacinação contra a Covid-19. Nessa segunda-feira (23), equipes da Secretaria Municipal de Saúde estiveram na Escola Jarbas Passarinho, na Chã do Pilar, para o início da campanha cujo objetivo é imunizar todas as crianças com idade entre 5 e 11 anos. A busca ativa para resgatar alunos que ainda não se vacinaram também vai contemplar outras seis escolas da rede municipal de ensino.
Segundo a coordenadora do Plano Nacional de Imunização (PNI) no Pilar, Priscila Leite, as escolas foram escolhidas com base na cobertura vacinal.
“Começamos pela Jarbas Passarinho, mas vamos percorrer todas em que o número de crianças imunizadas é de apenas 50%. Portanto, nós abordamos os pais, mães ou responsáveis para orientá-los sobre a importância, que é aplicada ali mesmo, na própria escola”, explica a coordenadora, acrescentando que a campanha também mobiliza agentes do Programa Saúde da Família (PSF) que acompanham o crescimento e desenvolvimento infantil.
E a Secretaria de Saúde já se prepara, inclusive, para outras duas campanhas igualmente importantes. A primeira delas, com início em junho, tem como finalidade atualizar a caderneta de todas as crianças com até dois anos – que ainda não tenham sido vacinadas ou cujo esquema vacinal esteja incompleto. “Vamos às creches do município para atender essas crianças que, por qualquer motivo, ainda não receberam vacinas como a pentavalente”, reforça Leite.
No mês seguinte, será a vez de as equipes buscarem adolescentes, com idade entre 9 e 14 anos, que irão receber as vacinas HPV (que protege contra o vírus transmitido pelo contato sexual) e Meningocócica ACWY (que previne a meningite bacteriana, doença altamente contagiosa).
Marcília Ramos é mãe de aluna da Escola Jarbas Passarinho. Ela conta que ainda não havia vacinado a pequena Pamela Luiza, de sete anos, porque temia eventual reação do imunizante contra a Covid.
“Mudei de ideia depois que minha filha começou a gripar frequentemente, como se estivesse com a imunidade baixa. E eu ainda não estava muito segura sobre a vacina. Fiquei sabendo da campanha e, hoje, ela foi finalmente vacinada. Agora, sei que está mais protegida para seguir com as aulas presenciais”, disse a dona de casa, destacando o carinho com que a filha foi recebida – com direito, inclusive, à foto com o Zé Gotinha, ícone da imunização infantil no país.
Últimas notícias
Concluintes do Ensino Médio celebram formatura no Colégio da Polícia Militar da capital
Educação divulga resultado do processo seletivo para gerentes Especiais Regionais
Ilumina Maceió restabelece iluminação na orla de Jacarecica após furto de cabos
Acidente com moto deixa um morto e um ferido em trecho da BR-101 em Joaquim Gomes
Lindomar Castilho, o 'Rei do Bolero', morre aos 85 anos
Justiça manda soltar médica acusada de agredir tia idosa de 77 anos em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
