Covid -19

Crianças recebem vacinação contra Covid-19 em escolas em Pilar

Ação iniciou nesta segunda-feira (23) e visa imunizar estudantes de 5 a 11 anos

Por Ascom Pilar 24/05/2022 14h02
Crianças recebem vacinação contra Covid-19 em escolas em Pilar
Crianças sendo vacinadas - Foto: Reprodução/Assessoria

Pilar avança com a vacinação contra a Covid-19. Nessa segunda-feira (23), equipes da Secretaria Municipal de Saúde estiveram na Escola Jarbas Passarinho, na Chã do Pilar, para o início da campanha cujo objetivo é imunizar todas as crianças com idade entre 5 e 11 anos. A busca ativa para resgatar alunos que ainda não se vacinaram também vai contemplar outras seis escolas da rede municipal de ensino.

Segundo a coordenadora do Plano Nacional de Imunização (PNI) no Pilar, Priscila Leite, as escolas foram escolhidas com base na cobertura vacinal.

“Começamos pela Jarbas Passarinho, mas vamos percorrer todas em que o número de crianças imunizadas é de apenas 50%. Portanto, nós abordamos os pais, mães ou responsáveis para orientá-los sobre a importância, que é aplicada ali mesmo, na própria escola”, explica a coordenadora, acrescentando que a campanha também mobiliza agentes do Programa Saúde da Família (PSF) que acompanham o crescimento e desenvolvimento infantil.

E a Secretaria de Saúde já se prepara, inclusive, para outras duas campanhas igualmente importantes. A primeira delas, com início em junho, tem como finalidade atualizar a caderneta de todas as crianças com até dois anos – que ainda não tenham sido vacinadas ou cujo esquema vacinal esteja incompleto. “Vamos às creches do município para atender essas crianças que, por qualquer motivo, ainda não receberam vacinas como a pentavalente”, reforça Leite.

No mês seguinte, será a vez de as equipes buscarem adolescentes, com idade entre 9 e 14 anos, que irão receber as vacinas HPV (que protege contra o vírus transmitido pelo contato sexual) e Meningocócica ACWY (que previne a meningite bacteriana, doença altamente contagiosa).

Marcília Ramos é mãe de aluna da Escola Jarbas Passarinho. Ela conta que ainda não havia vacinado a pequena Pamela Luiza, de sete anos, porque temia eventual reação do imunizante contra a Covid.

“Mudei de ideia depois que minha filha começou a gripar frequentemente, como se estivesse com a imunidade baixa. E eu ainda não estava muito segura sobre a vacina. Fiquei sabendo da campanha e, hoje, ela foi finalmente vacinada. Agora, sei que está mais protegida para seguir com as aulas presenciais”, disse a dona de casa, destacando o carinho com que a filha foi recebida – com direito, inclusive, à foto com o Zé Gotinha, ícone da imunização infantil no país.