Trancista de Guiné Bissau é nome forte no empreendedorismo e valorização da cultura africana em Alagoas
Entre tranças e palestras, Equitania da Silva comemora o Dia da África
Tido como um grito de liberdade, no dia 25 de maio é comemorado o Dia da África. Foi nesta data, em 1963, que se criou a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 de maio como o Dia da África ou o Dia da Libertação da África. Todos os anos, nesse dia, todo o povo africano festeja pela vitória na luta pela independência do continente, contra a colonização europeia e contra o regime do Apartheid, assim como simboliza o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre.
Em Maceió, a presença da população africana está por todos os lados. Alguns investem na carreira acadêmica - na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) há um núcleo específico, o Núcleo de Estudantes Africanos em Alagoas, Neaal - e no empreendedorismo. Alguns conseguem se destacar ainda mais, tornando-se referência em suas práticas. Um exemplo é Equitania da Silva, que há anos faz a cabeça, literalmente, de muita gente em Alagoas.
Nascida em Bissau, capital de Guiné-Bissau, a empreendedora chegou no Brasil há cerca de 16 anos. O objetivo era estudar; formou-se em turismo e até trabalhou na área em Florianópolis. Ela fixou moradia em Alagoas depois que sua filha Esther nasceu. Em 2017, desembarcou em Maceió, mas o mercado na área de turismo não oferecia oportunidades para ela. Um fato triste levou a bissau-guineense ao caminho que a faria conhecida. No ano seguinte, seu marido sofreu um AVC e, como o turismo não estava pagando as contas, resolveu usar uma herança de família: fazer tranças para conseguir sobreviver.
O seu salão, “Estudio Afro Guiné-Bissau”, localizado no bairro do Jacintinho, apesar de relativamente estar a pouco tempo na capital, 2 anos e 8 meses, é uma referência nesse estilo. Ela é uma referência nas tranças e suas variações: trança Nagô, Box Braids e etc.
No salão todas as colaboradoras são africanas, o que mantém a cultura de trançar intacta. Uma curiosidade sobre o povo africano e seus costumes quando falamos em cabelo é que tudo tem um significado. Se uma mulher africana estiver de cabeça raspada, por exemplo, isso indica que ela está de luto por um ente muito querido. “Quando a gente perde alguém querido, pai, mãe ou irmã, você raspa cabeça em sinal de luto, mas quando o cabelo começa a crescer sempre aparece alguém que vai querer fazer seu cabelo para levantar sua autoestima”, explica.
Com a missão de divulgar a cultura africana, Equitania exalta suas raízes no trabalho e também em palestras. Inclusive, em comemoração ao Dia da África, no dia 25 de maio, ela estará na Ufal para dar uma palestra e oferecer uma oficina gratuita de tranças. Já no dia 31, ela fará outra palestra, dessa vez no Pilar.
Para o povo africano, o dia 25 de maio é uma data muito aguardada e comemorada com muita alegria e festa. “É uma data muito importante e especial para nós, porque é quando o mundo ouve a nossa voz. Foi através dessa data que muitas pessoas ficaram sabendo que a África é um continente e não um país. Possui 55 países, com suas culturas e tradições próprias, diversas linguagens. Há países que falam inglês, português, o criolo, que é um dialeto nosso; assim como o wolof, do Senegal”, conta Equitania.
Afim de promover um encontro para os africanos e daqueles que admiram ou querem ter um contato maior com a cultura africana, Equitania vai promover na sexta-feira, 27 de maio, uma festa em comemoração ao Dia da África. A comemoração será realizada no salão dela, com músicas africanas, danças e culinária típica da sua terra-mãe. O preço da entrada é R$30,00 e pode ser adquirido tanto presencialmente ou pela página do Instagram no link https://instagram.com/estudioa...
Últimas notícias
Durante entrega da duplicação da AL-110 Luciano Barbosa engrandece parceria com Paulo Dantas e Renan Filho
Renan Filho anuncia construção de dois viadutos para desafogar trânsito em Arapiraca
Durante agenda em Arapiraca, governador anuncia reforço histórico na Polícia Civil
Durante solenidade, Renan Filho anuncia início dos testes do VLT de Arapiraca
Renan Filho anuncia construção do Hospital da Mulher em Arapiraca
[Vídeo] EUA: brinquedo para e passageiros ficam presos a 80 m de altura
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
