Tempo

Prefeitura de Viçosa divulga plano de contingência para o Vale do Paraíba

Órgão monitora constantemente o nível do Rio Paraíba, seus afluentes e as áreas de risco

Por 7Segundos com Secom Viçosa 25/05/2022 14h02
Prefeitura de Viçosa divulga plano de contingência para o Vale do Paraíba
Município de Viçosa - Foto: AMA

A Prefeitura de Viçosa divulgou um plano de contingência para o município e a região do Vale do Paraíba, para tratar da situação das chuvas que atingem a região desde essa quarta-feira (25).

A estratégia elaborada pela gestão, juntamente às secretarias e órgãos municipais, estabeleceu o monitoramento constante do nível do Rio Paraíba e de seus afluentes e das áreas de risco: Alto do 120, Mata Escura, Rua Tibúrcio Nemésio / Gurganema, Rua do Banho, Rua Nova, Rua do Cravo, Estrada Nova, Matança e Gurgumba.

O órgão informou que permanece acompanhando os boletins meteorológicos emitidos pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

A prefeitura disponibilizou veículos para socorro e a realocação de famílias atingidas, caso seja necessário; um abrigo na Escola Municipal Cônego Severiano Jatobá; e um número telefônico para chamadas de urgência com atendimento 24 horas e WhatsApp: (82) 99633-6596.

Entretanto, o órgão ainda informou que, até o momento, não há registro de desabrigados, tampouco de ocorrências relevantes relacionadas a transbordamentos ou deslizamento de barreiras no município e que segue em alerta, monitorando a situação das chuvas.

De acordo com a última atualização do Boletim Meteorológico, as condições atmosféricas sobre a Região Nordeste do Brasil permanecem favoráveis à ocorrência de chuvas acompanhadas de ventos sul/sudeste com intensidade moderada a forte nas regiões do Agreste, Baixo São Francisco, Litoral e Zona da Mata durante esta quarta, podendo se estender até a quinta-feira (26).