IBGE aponta que 44 mil alagoanos se declaram bissexuais ou homossexuais
Em caráter experimental, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) investigou pela primeira vez essa característica no Brasil
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que, em 2019, 44 mil alagoanos se declararam bissexuais ou homossexuais. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (25). Em caráter experimental, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) investigou pela primeira vez essa característica no Brasil.
Considerando a população de 2,4 milhões de habitantes com 18 anos ou mais à época, o levantamento mostrou que 96,6% se declararam heterossexuais; 1,8% homossexuais ou bissexuais; 1,5% não sabiam ou não quiseram responder; e 0,1% disseram ter outra orientação sexual, como, por exemplo, assexual ou pansexual.
Já em Maceió, com 782 mil habitantes adultos em 2019, 18 mil se declararam bissexuais ou homossexuais, representando 2,3% da população. Enquanto isso, 95,4% disseram ser heterossexuais e 2,2% se recusaram a responder ou não sabiam.
Alagoas teve o maior índice percentual do Nordeste, juntamente ao estado da Bahia e Rio Grande do Norte, seguido do Piauí (1,7%); Paraíba (1,5%); Sergipe (1,5%); Maranhão (1,4%); Ceará (1,2%); Pernambuco (1%).
Os dados sobre orientação sexual foram coletados, em 2019, no módulo da PNS que investigou a atividade sexual, destinado aos moradores de 18 anos ou mais. Seguindo a metodologia da pesquisa, o entrevistado foi selecionado aleatoriamente, dentre os moradores do domicílio no momento da entrevista, para responder sobre sua orientação sexual.
Ele respondeu à pergunta “Qual é sua orientação sexual?” e teve as seguintes opções de resposta: heterossexual; homossexual; bissexual; outra orientação sexual; não sabe; e recusou-se a responder.
Ciente de que esse tema é sensível, o IBGE buscou assegurar, durante a entrevista, a privacidade para que o informante pudesse responder à pergunta, sendo inclusive oferecido que ele mesmo preenchesse a resposta no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), utilizado pelos entrevistadores para o registro das informações.
Últimas notícias
Jovem chora ao ganhar do namorado a moto que sonhava ter; vídeo emociona
Dupla é presa após invasão a casa e golpe de faca em Maravilha
DMTT reforçará 33 linhas de ônibus durante os dias do ENEM em Maceió
AL é destaque nacional em plano que enfrenta superlotação e violações no sistema prisional
Polícia Civil detalha ação contra tráfico de drogas em São Miguel dos Milagres
Homem é preso por tráfico durante abordagem em Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
