Três toneladas de lama e lixo são removidos da área interna do Mercado da Produção
Equipes de limpeza da prefeitura foram acionadas após o mercado público alagar com as chuvas
As equipes de limpeza da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) realizaram a retirada de 3 toneladas de lama e resíduos sólidos das alas A e B do Mercado da Produção, no bairro da Levada, nesta quinta-feira (26).
Entre o lixo recolhido na manhã de hoje estavam copos descartáveis, sacolas plásticas, vísceras, escamas de peixe e pele de galinha, que se misturaram à lama trazida pelas fortes chuvas.
O titular da Semtabes, Ranilson Campos, ressalta que é importante a colaboração dos permissionários para manter a limpeza do equipamento público. “Quando esses resíduos não são descartados de forma correta, eles acabam nas galerias pluviais do mercado e prejudicam o escoamento da água das chuvas naquela região. Por isso, é preciso que todos contribuam para a limpeza do mercado e do seu entorno. Contamos com o apoio dos permissionários e também da comunidade”, acredita Campos. Ele reforça, ainda, que as equipes de limpeza da Semtabes estão de prontidão.
Ainda na manhã desta quinta, uma equipe técnica da Semtabes, liderada pelo diretor de Abastecimento, Cláudio Leão, vistoriou as ações de reparos e manutenções das áreas internas do Mercado da Produção.
Limpeza regular
De segunda a domingo, as equipes de limpeza do equipamento público realizam a varrição e lavagem das dependências. O lixo da parte interna do mercado é retirado diariamente, chegando a três toneladas no final do dia. Já no entorno do mercado, o volume chega a 18 toneladas de resíduos sólidos recolhidos, todos os dias.
O Mercado da Produção recebe regularmente as ações preventivas do Mutirão de Limpeza. O último realizado foi na segunda-feira (23). Na oportunidade, foram recolhidos seis toneladas de resíduos do local, com recolhimento de entulhos, resíduos de capinação e material retirado da limpeza das galerias pluviais do mercado.
“Os mutirões de limpeza dão um suporte a mais para que os mercados públicos tenham reforço na higienização do local, mas também para que as galerias permaneçam sem resíduos acumulados e a água da chuva possa escoar com facilidade. Sem dúvidas, essas ações preventivas auxiliam em momentos como esse, quando o volume de chuvas é mais do que o esperado”, alerta Ranilson Campos.
Os mutirões de limpeza são coordenados pela Semtabes e conta com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), e as Superintendências Municipais do Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e de Energia e Iluminação Pública (Sima). O objetivo da iniciativa é garantir o reforço na higienização e segurança sanitária nos mercados, feiras, Centro Pesqueiro e Shopping Populares.
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
