Saúde define nova estratégia para administração da vacina BCG em Maceió
Medida visa evitar falta do imunizante, que previne contra formas graves de tuberculose
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) passará a adotar, a partir de segunda-feira (30), uma nova estratégia de distribuição da vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin), para garantir que as crianças menores de 5 anos continuem a ter acesso ao imunizante, que previne contra formas graves de tuberculose, tanto na parte alta quanto na parte baixa da cidade.
De acordo com a Gerência de Imunização da SMS, a medida foi tomada para otimizar o uso das doses recebidas pelo Município e reduzir perdas devido ao uso limitado a seis horas após a abertura do frasco da vacina, conforme a orientação do laboratório produtor.
“Realinhamos nossa estratégia de distribuição com base num ofício circular do Ministério da Saúde, que informou a limitação do estoque disponível da vacina BCG, em razão de dificuldades na aquisição deste imunobiológico. Isso resultou na diminuição do quantitativo de doses repassadas aos municípios, por isso também adotamos a orientação do uso operacional da vacina”, explicou a gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim.
A partir de segunda-feira, a vacina BCG estará disponível em quatro unidades de saúde localizadas em diferentes regiões do Município. O atendimento aos recém-nascidos será disponibilizado um dia por semana em cada unidade, em dias alternados, dando oportunidade aos pais de buscarem a unidade mais próxima de sua casa no dia adequado, de acordo com a seguinte distribuição:
I Distrito Sanitário: II Centro de Saúde (Praça da Maravilha, no Poço)
Sexta-feira – das 8h às 16h
II Distrito Sanitário: US Durval Cortez (Prado)
Quarta-feira – das 8h às 16h
VI Distrito Sanitário: US Hamilton Falcão (Benedito Bentes)
Quinta-feira – das 8h às 16h
VII Distrito Sanitário: US Ib Gatto Falcão (Tabuleiro)
Terça-feira – das 8h às 16h
Além de ocorrer nas unidades de saúde, a vacinação continuará a ser feita para os recém-nascidos também nas maternidades conveniadas ao SUS – Maternidade Escola Santa Mônica, Hospital Veredas, Hospital Universitário, Maternidade Nossa Senhora da Guia, Hospital da Mulher e Hospital e Maternidade Santo Antônio – sendo ministradas após o nascimento até o momento da alta hospitalar.
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
