Governo do Estado firma Termo de Fomento e cede imóvel para fortalecer o setor cooperativista em Alagoas
Milhares de famílias de agricultores serão beneficiadas com consultorias e com um local seguro para escoar produção
Centenas de agricultores familiares e membros de cooperativas participaram, neste sábado (4), no Palácio República dos Palmares, de uma solenidade de assinatura de um Termo de Fomento e de uma cessão de imóvel para alavancar o setor em Alagoas. Na ocasião, o governador Paulo Dantas ressaltou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento do estado, destacando que o setor alimenta mais de 300 mil alagoanos.
Com o Termo de Fomento, o Estado vai destinar o valor de R$ 339.300,00 para as cooperativas, beneficiando mais de 240 delas em Alagoas. Por meio dele, estão previstas diversas ações, como a execução do projeto Cooperar Alagoas - que vai contratar consultorias, realizar seminários, além de atividades de fortalecimento do setor cooperativista - e a abertura de mercado para as cooperativas, oferecendo acesso aos mercados privado e de compras governamentais, assim como o fomento para áreas como a agricultura familiar.
Com o Termo de Fomento, mais de 240 cooperativas que atuam em Alagoas serão beneficiadas, impactando diretamente mais de 20 mil cooperados. Após a assinatura, o governador Paulo Dantas garantiu que, à frente do governo, sempre dará apoio às cooperativas e, sobretudo, à agricultura familiar.
“É um setor econômico fundamental para o Estado de Alagoas. Um setor que gera, aproximadamente, 200 mil empregos e que alimenta mais de 300 mil pessoas. Para isso, temos que criar cada vez mais a condição para que essas pessoas sobrevivam com dignidade e que a agricultura seja tratada com eficiência, com inovação, com tecnologia. Por isso que o governo tem que trabalhar pertinho de vocês, ouvindo vocês que estão na ponta, que sabem o que é necessário e quais são as prioridades do setor”, pontuou Paulo Dantas.
Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Balbino, a assinatura do Termo de Fomento é um grande avanço para o setor, tendo em vista que os cooperados terão acesso a qualificação e ampliação do ambiente de negócio.
“Esse é um momento gigante para o setor cooperativista de Alagoas. Fazer parte da assinatura do primeiro Termo de Fomento para essas cooperativas na história de Alagoas é motivo de muito orgulho. A manutenção e criação de políticas de fomento para o setor cooperativista é uma pauta de extrema importância, que é liderada pela Sedetur dentro do Governo do Estado, e temos programas como o Alagoas Maior, que impulsiona o desenvolvimento dessas cooperativas”, destacou a secretária.
Últimas notícias
O que sabemos sobre o recuo de Trump nas tarifas recíprocas dos EUA
Bolsonaro tem último recurso antes de possível prisão
Estudante viraliza após confundir “Up: Altas Aventuras” com “Altas Horas” na redação do Enem
Criança brasileira tem dedos decepados em escola de Portugal, diz mãe
Apostador de Porto Alegre leva mais de R$ 99 milhões na Mega‑Sena
Loja de acessórios é arrombada em Maceió e proprietário lamenta prejuízo: 'seguir em frente e reconstruir'
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
