Geral

Pilar marca presença em encontro internacional sobre meio ambiente

Reconhecimento ao estímulo dispensado à agricultura familiar

Por Assessoria 05/06/2022 10h10
Pilar marca presença em encontro internacional sobre meio ambiente
Pilar marca presença em encontro internacional sobre meio ambiente - Foto: Assessoria

A cidade do Pilar também se destaca no auxílio prestado ao pequeno produtor rural. E é em reconhecimento ao estímulo dispensado à agricultura familiar que o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Pecuária, Pesca, Ciência e Tecnologia, Marçal Fortes, vai participar, nesta segunda-feira (06), de um encontro internacional em São Paulo. Trata-se do WBio 2022, evento realizado em parceria com a Associação Nacional dos Municípios e Meio Ambiente (Anamma).

Na ocasião, o secretário irá expor as ações voltadas à agricultura sustentável desenvolvidas na gestão do prefeito Renato Filho, a exemplo do programa Plantando o Futuro, com o qual o Município arrendou 71 hectares para alavancar a produção do agricultor pilarense, garantindo assistência técnica e acesso a crédito, sem burocracia, por meio do Banco do Povo do Pilar (Banco Pop). O programa, inclusive, traz requisitos como a alfabetização dos agricultores por meio da modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).

E além de garantir oportunidades, mantendo centenas de trabalhadores no campo, o programa também permite uma alimentação saudável às crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, que já contabiliza quase nove mil alunos matriculados em 2022. Isso porque a Prefeitura compra a produção e destina os alimentos, cultivados sem agrotóxicos, à merenda escolar que se tornou uma referência não apenas pela qualidade nutricional, mas também pela variedade das refeições.

“Outra obrigatoriedade do Plantando o Futuro é que o filho do agricultor deve estar na escola e, se já tiver idade para tal, vacinado contra a Covid-19. E além de apresentar este e outros programas, como o Prato Cheio, teremos também uma grande oportunidade de trocar experiências, conhecendo iniciativas exitosas, inclusive, de outros países”, conta o secretário, acrescentando que o WBio2022 tem por objetivo debater o Marco Global para a Biodiversidade, que busca, entre outras coisas, reduzir a emissão de poluentes no planeta.