Pilar vai receber dinamarqueses interessados em conhecer ações na atenção primária à saúde
Visitantes serão apresentados às ações desenvolvidas no municípios por meio da plataforma online do SUS

A cidade do Pilar será palco, nesta quinta-feira (09), de um encontro cujo objetivo é debater a qualidade do serviço de saúde pública. Desta vez, uma comitiva formada por dinamarqueses e integrantes do Ministério da Saúde vai conhecer as ações de atenção primária desenvolvidas no Pilar, com destaque para os avanços obtidos por meio da plataforma ConectSUS. O encontro tem início às 8h, no Complexo Esportivo Edson Maia, na Chã do Pilar, de onde os visitantes seguirão para unidades de saúde do município.
O ConectSUS é um programa do governo federal que versa sobre a informatização e integração das informações de cada usuário e a Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS). Inicialmente, a ferramenta foi implantada em dois postos de saúde do Pilar. Hoje, a plataforma já se encontra presente em todas as unidades do Programa Saúde da Família (PSF). Cada uma delas dispõe de todo o aparato, inclusive tecnológico, necessário para um atendimento de excelência.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro André Moraes, a visita da delegação dinamarquesa é mais uma demonstração de que Pilar vive um novo momento. Afinal, já são sete unidades básicas de saúde reformadas e três construídas.
“Receber profissionais de outro continente interessados em reproduzir o nosso trabalho em solo estrangeiro é algo extremamente gratificante. Isso prova que estamos no caminho certo. Além disso, este encontro também representa uma grande oportunidade de trocarmos experiências, para que, dessa forma, continuemos a evoluir na assistência prestada à população pilarense”, avalia o secretário, acrescentando que Pilar já tem 100% de cobertura na atenção básica.
Moraes lembra, ainda, o alcance de equipamentos como a Casa da Mulher Pilarense, que, além de garantir uma série de especialidades médicas, também oferta práticas integrativas e complementares, como pilates e yoga, além de acolher vítimas de violência doméstica. E não para por aí. Em breve, Pilar também terá um Centro Especializado em Reabilitação (CER), espaço que será uma referência na atenção à saúde da pessoa com deficiência.
Isso sem falar no Hospital do Futuro, que está sendo construído às margens da BR-316 e deve ser entregue ainda este ano. A unidade contará com 159 leitos, sendo 10 de UTI, servindo, principalmente, à população de toda a região metropolitana.
Últimas notícias

Vizinho ameaça mulher com faca e profere xingamentos na zona rural de Palmeira dos Índios

Três quilos de cocaína são apreendidos durante operação no Jacintinho

Governador Paulo Dantas lança Programa Ronda no Bairro na Praia do Francês

Polícia Militar recolhe caixa de som por perturbação do sossego em Novo Lino

Morre o jornalista José Roberto Guzzo, aos 82 anos

Homem é esfaqueado após discussão em Santa Luzia do Norte
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
