Com 30 denúncias em cinco meses, OAB alerta para violência contra o idoso em Alagoas
Foram 14 assassinatos e 16 crimes contra o patrimônio somente em 2022
Com 30 denúncias em cinco meses, a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) alerta para os casos de violência contra a pessoa idosa no estado. Foram registrados, somente em 2022, quatorze assassinatos e 16 crimes contra o patrimônio envolvendo vítimas com idade igual ou superior a 60 anos. O presidente da Comissão Especial do Idoso da OAB/AL, Giberto Irineu, lembra que 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, destaca a importância da data e lembra a necessidade de que a sociedade esteja vigilante e denuncie possíveis casos.
“Os crimes mais comuns que chegam à OAB são os crimes contra o patrimônio, nos quais normalmente familiares retém os recursos dos idosos, comprometendo a qualidade de vida da vítima. Outro crime que é recorrente é o cárcere privado, no qual as vítimas acabam aprisionadas”, ressaltou Gilberto Irineu.
De acordo com ele, a OAB/AL, por meio da Comissão Especial do Idoso, tem atuado em articulação com outros órgãos públicos para garantir a proteção ao idoso. “Dependendo do crime, a gente aciona a Polícia Civil ou o Ministério Público. Depois remetemos à Justiça. Se for um caso de saúde pública, a gente faz articulação com órgãos que garantam assistência imediata à pessoa idosa”, afirmou.
Gilberto Irineu acrescenta que é considerada violência contra a pessoa idosa qualquer tipo de violação de direitos contra a pessoa, bem como a recusa ou omissão de cuidados. Segundo ele, os autores mais frequentes de crimes contra idosos são familiares, responsáveis, cuidadores e até mesmo instituições de cuidado.
Em 2021, trinta e um idosos foram assassinados em Alagoas, de acordo com levantamento da OAB/AL. Os dados mostram que os homens lideram as estatísticas e são as principais vítimas. Os crimes ocorreram em Maceió e no interior do estado, em cidades como Arapiraca, Rio Largo, Piaçabuçu, Mata Grande e São Sebastião.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
