Rua Fechada terá ação educativa contra o trabalho infantil neste domingo (12)
A iniciativa vai ser dedicada ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil
Este domingo (12) é dedicado ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizará uma ação educativa na Rua Fechada, na Orla de Maceió, das 9h às 11h. A atividade é uma iniciativa da Coordenação de Enfretamento ao Trabalho Infantil, juntamente com a equipe do Peti Volante e do Serviço de Abordagem Social.
Em todo Brasil, o domingo será voltado à ações de combate à exploração do trabalho infantil. A Prefeitura de Maceió e a Semas integram a campanha nacional promovida pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Ministério Público do Trabalho (MPT) e demais parceiros.
O tema da campanha nacional deste ano é 'Proteção social para acabar com o trabalho infantil'. O objetivo da iniciativa é sensibilizar a sociedade da urgente necessidade de efetivação do regramento jurídico existente de proteção à infância e à adolescência e da criação e ampliação dos investimentos em programas e políticas sociais com fins de redução à pobreza e à vulnerabilidade socioeconômica, que incide sobre as famílias brasileiras, restringindo desse modo as principais causas que ocasionam o trabalho infantil.
A campanha nacional deste ano evidencia, por parte dos organizadores, o contexto de fome e miséria, pela qual uma parte significativa da população brasileira passa, incluindo crianças, adolescentes e jovens, é imprescindível que o texto constitucional que determina crianças e adolescentes como prioridade torne-se realidade, colocando gestores (as) públicos, empresas, organizações da sociedade civil e famílias como corresponsáveis pela solução para a erradicação do trabalho infantil.
Por isso, a campanha nacional destaca que é preciso que a infância e a adolescência estejam no centro das atenções e isso significa refletir, criar, implementar, fiscalizar e monitorar políticas de proteção social às crianças e adolescentes. Chega de trabalho infantil!
12 de Junho
O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho.
Desde então, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.
No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.
Últimas notícias
Acidente entre carro e moto deixa homem ferido na Rota do Mar, em Maceió
Caminhada de Arthur Lira reúne multidão em São Miguel dos Campos
Jovens de Arapiraca se reúnem para discutir propostas no plano de governo de JHC e Célia Rocha
Operação em AL e SE prende dois homens e apreende mais de 100 kg de drogas
Grupo invade casa, joga granada e incendeia imóvel em São Miguel dos Campos
Pescador que viralizou ao pegar pirarucu de 77 kg morre em acidente com arpão
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
