JHC se reúne com Defesa Civil para planejar ações de prevenção às chuvas
Órgão apontou que Maceió teve mais de 100 milímetros de chuva nas últimas 24h
O prefeito de Maceió, JHC, se reuniu com representantes da Defesa Civil e de outros órgãos municipais para discutir ações de prevenção às chuvas, que assolam a capital alagoana nas últimas 24 horas. O chefe do Executivo municipal fez uma live no começo da tarde desta quarta-feira (15) para divulgar o encontro.
Segundo a Defesa Civil, Maceió está em situação de alerta e já teve 101 milímetros de chuva no período analisado. "O ponto com maior volume fica na parte da Cambona e da Levada. A chuva deve continuar até à noite, de forma moderada. A prefeitura está preparada, com mais de 500 pessoas em alerta entre vários órgãos, para minimizar os efeitos", explicou o coordenador geral, Abelardo Nobre.
JHC informou que os abrigos da capital estão preparados e com 90% deles disponíveis para receber pessoas que moram em áreas de risco, as quais devem procurar ajuda ainda hoje para evitar tragédias. "Estamos fazendo uma assistência humanitária, com distribuição de cestas básicas, quentinhas, itens de limpeza e higiene, colchões, etc. Tudo emergencial para os que precisam".
O prefeito detalhou que o órgão está fazendo um levantamento para que, em 180 dias, sejam executadas obras necessárias para a infraestrutura neste momento, a partir de projetos que já foram elaborados e estão prontos para execução.
A Defesa Civil já atendeu 19 ocorrências, sendo a maior parte delas no bairro do Jacintinho. A previsão é para a continuidade da chuva até a noite desta quarta. O órgão emitiu uma mensagem para a população alertando sobre os acumulados e o risco de deslizamento de terra nas encostas.
Para os que moram em área de risco, a recomendação é que procurem se abrigar em casas de parentes ou amigos, ou liguem para o 199, número da Defesa Civil, para ser encaminhado a um abrigo do município.
Também existe a possibilidade de contato por meio do telefone 156, que possui diversas pastas à disposição do maceioense, entre elas a de limpeza urbana, iluminação pública, etc. Para receber a mensagem de alerta, a população pode se cadastrar enviando o CEP por mensagem de texto para 40199.