Educação promove capacitação para merendeiras da rede municipal neste sábado (16)
Qualificação de profissionais funcionará como forma de preparação para concurso regional
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoverá, neste sábado (18), uma capacitação técnica e teórica para qualificar merendeiras da rede municipal para a disputa da 4º Edição do Concurso de Merendeiras nas etapas municipal e estadual.
O momento acontecerá no Campus de Maceió do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), onde as profissionais passarão por uma capacitação sobre cardápio e aquisição de alimentos na alimentação escolar, bem como uma atualização sobre a legislação atual do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
As etapas prévias teóricas do Concurso de Merendeiras fazem parte do calendário da competição e funcionam como qualificação teórica e prática para que as profissionais desenvolvam receitas baseadas em produtos advindos da agricultura familiar dos municípios nos quais elas trabalham.
Já a parte prática será uma capacitação sobre técnicas culinárias com foco na utilização integral dos alimentos e biodiversidade alimentar. No dia 30 de junho pela manhã, acontecerá na Escola Municipal Pompeu Sarmento, no Barro Duro, e à tarde na Escola Municipal Rui Palmeira, no Vergel do Lago. E no dia 1° de julho será na Escola Maria José Carrascosa, no Poço.
A coordenadora geral de Nutrição e Alimentação Escolar da Semed, Rafaella Pessoa, falou da importância das competidoras participarem desses momentos enriquecedores.
“A participação dos merendeiros nessas etapas prévias é de grande importância para atualização de conhecimentos pertinentes à função que exercem, além de ser requisito para a efetivação da inscrição", garantiu.
Após os momentos de qualificação, as merendeiras da rede municipal de ensino, com o auxílio da Semed, poderão inscrever suas receitas no concurso dos dias 7/07 a 8/08/2022. A previsão é que a etapa municipal ocorra de 31/08 a 20/10/2022.
Maceió é destaque no Concurso de Merendeiras
Yolanda Maria, é merendeira da Escola Municipal Olavo Bilac, do Feitosa, e já representou Maceió em duas finais seguidas da competição. Em 2020, ela conquistou o primeiro lugar com o prato “Torta do Miguel” e em 2021, Yolanda assegurou a segunda posição com a receita “Os Queridinhos Brasileiros”, um prato de mini almôndegas de frango surpresa, purê de batatas e macarrão com um molho autoral.
Últimas notícias
Homem baleado na cabeça a caminho do trabalho em Maceió é gerente do tráfico
Cobra é encontrada dentro do forno de fogão em residência de Arapiraca
Vereadora compara drogas a café e diz que traficantes são “trabalhadores megaexplorados”
Mauro Cid passa por audiência no STF e retira tornozeleira eletrônica
Bora Vencer encerra ciclo de aulões em clima de celebração e reconhecimento à educação pública
Tartaruga-verde reabilitada após amputação será devolvida ao mar, em Riacho Doce
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
