Nutricionista dá dicas sobre como cuidar da dieta durante o São João
A professora Juliana Mendonça também fez alertas para festeiros que tenham condições que limitem as escolhas alimentares

As festas de São João chegam não apenas com o clima festeiro e o forró, mas também com uma de suas principais marcas: as comidas típicas. Com as comemorações, pratos como a pamonha, munguzá, pé de moleque, cocada, paçoca, curau e bolo de milho ficam em alta.
Com a chegada do clima junino, a nutricionista e professora Juliana Mendonça fez alertas e ressalvas sobre os cuidados alimentares que as pessoas devem tomar durante o período, em especial aqueles que possuem doenças crônicas.
A professora falou que, apesar do evento, as pessoas devem se atentar aos carboidratos e açúcares presentes nos alimentos, especialmente se tiver condições como hipertensão, diabete e obesidade.
“Se você tem alguma doença crônica, hipertensão, diabete ou é obeso, tem que ter um pouco mais de parcimônia e escolher o que mais prefere entre duas a três preparações e comer apenas um pouco de cada”, disse.
Já sobre a preparação dos alimentos, a nutricionista não recomenda a compra deles em supermercados e que, se possível, é melhor favorecer os pratos caseiros.
Ela diz que, apesar de ser mais prático e poupar tempo, os alimentos vendidos nos mercados tendem a ser industrializados, perdendo em sabor e valor nutritivo para suas versões caseiras.
Ela também fez um alerta para o controle no uso de manteiga e sal nos alimentos, especialmente se o usuário em questão tiver alguma doença.
“Se você for, por exemplo, hipertenso, você deve reduzir o sal ou simplesmente não utilizar o produto. O segredo é não exagerar na quantidade”, informou.
Caso a pessoa acabe exagerando nos alimentos durante as festas, a nutricionista recomendou que no dia seguinte à celebração, se concentrar na hidratação do corpo.
“Pega a garrafinha de água e enche mais de uma vez no dia, para aumentar a hidratação e a retenção de água no corpo.”
Últimas notícias

Coronel descreve “cenário complexo” em acidente que deixou 17 mortos na BR-423 em Pernambuco

Ônibus bate em barranco e capota no Agreste pernambucano; 17 morreram

Explosões em fiação de poste assustam moradores no Centro de Maragogi

Líderes europeus reiteram apoio à Ucrânia após reunião

Lula lamenta mortos e feridos em acidente de ônibus em Pernambuco

Não ouse falar grosso com o Brasil, porque não vamos aceitar, diz Lula
Vídeos e noticias mais lidas

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
