Agricultura

Emater e Caixa Econômica Federal assinam convênio para execução do Crédito Rural

Evento ocorreu nesta segunda-feira (27) na sede do Instituto

Por Ascom Emater 27/06/2022 14h02
Emater e Caixa Econômica Federal assinam convênio para execução do Crédito Rural
Emater e Caixa Econômica Federal assinam convênio para execução do Crédito Rural - Foto: Ascom Emater

Nesta segunda-feira (27), o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) assinou um convênio com a Caixa Econômica Federal, para a execução do programa de Crédito Rural. O evento aconteceu na sede da Emater e contou com a presença do presidente Moisés Leandro, do secretário de Agricultura, Maykon Beltrão; do deputado federal, Marx Beltrão; e do superintendente da Caixa, Marcio Alves.

O presidente Moisés aproveitou o ensejo para lembrar que, no ano passado, a Emater já havia firmado uma parceria igual com o Banco do Nordeste. “Agora, a Caixa está ampliando esse acesso como ente financeiro oficial. A prestação de serviço é importante porque o crédito é indispensável para o fortalecimento e autonomia da agricultura familiar como um todo”.

O secretário de Estado da Agricultura, Maykon Beltrão, avaliou que o convênio fará com que os técnicos facilitem o recebimento do recurso por parte dos agricultores familiares.

“O governador Paulo Dantas é um grande incentivador da agricultura familiar. E nós iremos fazer novos trabalhos, convênios, para facilitar a vida do pequeno produtor alagoano”.
Já o deputado federal por Alagoas, Marx Beltrão, se mostrou contente com o trabalho do presidente Moisés Leandro, que buscou fortalecer a área. “Com certeza, essas linhas de crédito vão melhorar a vida do agricultor assistido pela Emater, que acertou em cheio com essa parceria com a Caixa”, finalizou.

Como vai funcionar?

A parceria tem como foco as atividades constantes de assistência técnica em nível de imóvel prestadas ao produtor rural, que é atendido pela Emater, na concessão do programa nas localidades em que os extensionistas do Instituto atuam.

A assistência será prestada aos produtores rurais, sejam pessoas físicas ou jurídicas, em nível de imóvel, para elaborar um plano simples ou projeto técnico, e realizar a orientação técnica e gerencial. O trabalho grupal consistirá no atendimento a equipes de até 20 mini/pequenos agricultores, que tenham determinadas características comuns no tamanho médio de suas explorações, culturas ou criações; padrão de produção; e níveis de tecnologia e de renda.

Neste convênio, que terá a duração de 24 meses a partir da data de assinatura, a Emater se compromete a orientar o agricultor na escolha e no desenvolvimento das atividades financiadas, mediante a elaboração e acompanhamento da proposta, plano ou projeto, além da orientação técnica diretamente na propriedade.

Enquanto a Caixa realizará uma pesquisa cadastral dos candidatos a financiamentos, considerando as informações fornecidas pela Emater, assim como também vai analisar a necessidade de apresentação do projeto para concessão do crédito, com base na complexidade do empreendimento, seguindo as condições estabelecidas no Manual de Crédito Rural do Banco Central do Brasil.