Região Metropolitana de Maceió

Prefeito Gilberto Gonçalves decreta estado de emergência em Rio Largo

A medida foi tomada após o transbordamento do Rio Mundaú

Por 7Segundos com Assessoria 03/07/2022 13h01
Prefeito Gilberto Gonçalves decreta estado de emergência em Rio Largo
Rio Mundaú transborda e prefeito de Rio Largo decreta estado de emergência - Foto: Reprodução

Os fortes temporais que atingem Alagoas nos últimos dias tem causado estragos nos municípios alagoanos. Em Rio Largo, o Rio Mundaú transbordou e deixou diversas regiões da cidade em situação de emergência.

Uma cratera foi aberta próxima a barragem, deixando um cenário devastador. Muitos comerciantes perderam suas mercadorias e a água invadiu as casas da região central. Na Comunidade da Utinga, os moradores seguem ilhados com o volume da chuva, perdendo móveis e pertences pessoais.

Diante da difícil situação, o prefeito Gilberto Gonçalves decretou estado de emergência no município. “Nós decretamos estado de emergência, devido à gravidade que o nosso município está passando em decorrência das chuvas. Nossa prioridade é salvar vidas, por isso pedimos que a população, principalmente do Centro da cidade que fica às margens do Rio Mundaú, procure locais seguros. Estamos com toda a estrutura montada aqui dando todo o suporte aos moradores”, ressaltou Gilberto Gonçalves.

Com o nível hidrológico acima do normal, os estragos na região central da cidade se intensificaram. “A nossa preocupação é a barragem, pois quando a represa se rompe trás a insegurança para a população. Todo o comércio está assustado com os alagamentos em decorrência da barragem. Estamos fazendo todos os laudos técnicos junto a Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente da cidade para tomar todas as medidas necessárias”, declarou o prefeito Gilberto Gonçalves.

Desde a última sexta-feira (01), as equipes da prefeitura vem trabalhando para amenizar os danos causados pelas fortes chuvas. A prefeitura orienta que em casos de emergência a população deve entrar em contato com a Defesa Civil de Rio Largo através do telefone (82) 98810-5553. Além disso, todas as demais atualizações podem ser acompanhadas nas redes sociais oficiais da prefeitura.