Saúde promove campanha de prevenção contra as hepatites virais
Ação visa conscientizar população e profissionais de saúde sobre importância da prevenção e do diagnóstico precoce
A Gerência de Prevenção e Controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dá início, nesta quarta-feira (06), à campanha Julho Amarelo. A ação é alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, lembrado no dia 28 deste mês. Este ano, o tema é “Julho Amarelo: conscientização para combater hepatites virais B e C”.
Realizada com o objetivo de intensificar as ações de combate às hepatites virais B e C, a campanha é coordenada pela Gerência do município e visa alertar a população sobre a doença e reforçar, junto aos profissionais de saúde, a importância da prevenção e diagnóstico precoce das hepatites virais.
“Como essas hepatites costumam ser silenciosas, na maioria das vezes, é importante a oferta da testagem para que a pessoa diagnosticada tenha acesso ao tratamento de forma oportuna e, dessa forma, evite complicações como cirrose e câncer no fígado”, afirma Géssyca Melo, gerente de Prevenção e Controle de IST, HIV/Aids e HV do município.

Géssyca ressalta ainda que, para as gestantes, a testagem da hepatite B é imprescindível para que medidas possam ser tomadas a fim de evitar a transmissão ao bebê. Ela informa também que a hepatite C tem cura e pode ser tratada na rede SUS. Além disso, a hepatite B tem vacina disponível à população e tratamento com medicações que interrompem a progressão da doença.
A programação – que envolve orientações, palestras nas unidades de saúde do município, testagem e um seminário – terá início, na quarta-feira, com a testagem para HIV, Sífilis e Hepatites Virais na unidade da Sociedade Pestalozzi no Village Campestre II (Rua São Pedro, nº 20). O atendimento começa às 14h.
Na sexta-feira (08), a ação de testagem também será levada, no período da tarde, à Casa de Passagem São Vicente de Paula, para o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social abrigadas no local. A casa de passagem está situada na Rua Barão de Jaraguá, nº 176, em Jaraguá.
Profissionais
Para mobilizar os profissionais de saúde da rede municipal de saúde em torno do assunto, a Gerência de IST, HIV/Aids e HV do município irá promover – em parceria com Gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis da SMS, Programa Estadual de IST/Aids/HIV/hepatites (SESAU) e Sociedade Alagoana de Gastroenterologista (SAG) – o Seminário de Hepatites Virais 2022, cujo tema será “Hepatites Virais B e C: quando pensar e como investigar?”.
O evento, que acontece no dia 14 deste mês, a partir das 8h, no auditório do Centro Universitário Tiradentes (UNIT), em Cruz das Almas, é direcionado a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde que atuam na Atenção Básica de Maceió. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSebnBTz83NR4lIDEaeYGqAsmOo0V8KWBVeGTb-4oL9ad8lvIg/viewform.
A doença
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
A melhor forma de prevenção são os cuidados para não se expor a situações de risco como relações sexuais sem preservativo, quando for a manicure ou dentista se certificar de que aquele material foi esterilizado em autoclave, verificar se as condições clínicas estão adequadas, entre outros cuidados que podem evitar a infecção por hepatite B e C, uma das mais comuns.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
