Conselho Tutelar reforça serviços de proteção a criança e adolescente nos abrigos
População pode e deve denunciar casos de violação do direito da criança e do adolescente
Com objetivo de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes, neste momento de calamidade pública, o Conselho Tutelar de Maceió se faz presente nos espaços abertos para receber as famílias afetadas pela cheia da Lagoa Mundaú.
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas) informa que há contatos telefônicos e serviços disponíveis para encaminhamento de denúncias de crimes contra as crianças, nesse período. O conselheiro tutelar da Região II, Vinícius Elói, destaca o trabalho que vem sendo realizado nos abrigos de Maceió.
“É um momento difícil para as famílias da orla lagunar. Nós tentamos garantir de toda forma o direito das crianças e adolescentes, assim podemos também requisitar os serviços públicos para essas pessoas. Com a emissão de segunda via dos documentos perdidos, acompanhamento e encaminhamento junto a toda a rede de assistência social. É importante também que a população denuncie sempre casos de violação ao direito da criança e do adolescente”, ressaltou.
O Conselho Tutelar da Região II funciona na Rua Marquês de Pombal, nº 32, no bairro Vergel do Lago, das 8h às 14h, atendendo a população dos bairros Centro, Levada, Vergel do Lago, Ponta Grossa, Prado, Trapiche da Barra e Pontal da Barra.
Em caso de desaparecimento da criança, os pais ou responsáveis podem também procurar o conselho tutelar para solicitação do apoio da rede de proteção e para que seja dado o atendimento prioritário ao caso. São dez as regiões que concentram o trabalho dos Conselhos Tutelares e abrangem todos os bairros de Maceió.
DISQUE 100
O Disque 100 é um serviço de atendimento telefônico gratuito, que funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. As denúncias recebidas na Ouvidoria da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e no Disque 100 são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis.
Telefone úteis
Delegacia Especializada de Crime Contra e Adolescente (DCCCA)
A delegacia funciona de 8h às 18h, na Rua Abdon Assis Inojosa Andrade, Jatiúca. O telefone de contato é o 3315-9941 ou ainda pelo e-mail [email protected].
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
