Shopping popular de Maceió completa dez anos de funcionamento: Cultura, variedades e histórias
As lojas vendem desde um parafuso até um computador completo, sempre atendendo sua clientela
O Shopping Popular, localizado no centro da cidade, possui cerca 330 lojistas comercializando no espaço. O equipamento público, que tem 10 anos de funcionamento, é administrado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e é considerado um centro de compras compacto.
Os lojistas, que antes viviam nas ruas do comércio da cidade como ambulantes, hoje se consideram microempresários. De acordo com a própria Associação dos Comerciantes do Shopping Popular, boa parte dos lojistas possui MEI - são microempreendedores individuais. Essa veia empreendedora vem do empoderamento que a gestão pública leva a eles, garantindo que o espaço de comercialização esteja sempre com as manutenções em dia e atraia mais consumidores para as dependências do local.
Comerciantes mantem seus negócios através de boa qualidade dos produtos e também do atendimento. Como é o caso de Carla, lojista desde o inicio da inauguração do Shopping, atuante na área de vestuário plus size. “Já são dez anos, estou aqui desde o início, estamos crescendo a cada dia, investindo cada vez mais, abrangendo um bom público, concorrendo com lojas do centro e oferecendo diferencial no atendimento, fazemos entrega em toda a Maceió”, destacou Carla Marques, empresária no local.

Desde o ano passado, a Prefeitura de Maceió já realizou reparo no equipamento público para ampliar a visibilidade das lojas que ficam no fundo do shopping. Os bancos da área de descanso do equipamento também foram reformados e reposicionados para melhorar a circulação de pessoas. No local, os clientes têm acesso ao único Banco 24h do Centro da cidade e ao Totem de pagamentos online. Ainda em 2021, o prefeito JHC inaugurou o Parquinho Infantil, atendo a um pedido dos lojistas.
As últimas manutenções que o espaço recebeu foram a substituição da iluminação interna, com a troca de lâmpadas para garantir melhor visibilidade no horário noturno do Shopping Popular; e nesta sexta-feira (15), as equipes começaram a trabalhar na reativação da escada rolante do centro comercial. Após a finalização deste serviço, a Semtabes também irá reativar o elevador do local, que há anos estava parado, dando mais garantias de acessibilidade aos consumidores e permissionários. Todas as manutenções e reparos são realizados com recursos próprios da Prefeitura de Maceió, do orçamento destinado à Semtabes, e também com o somatório da arrecadação das permissões dos lojistas do local.
Para o cliente que procura variedades e preço popular, o Shopping Popular é uma boa opção. “Atendimento de qualidade, boa logística e localização, estou sempre aqui, encontro tudo que preciso e o preço é excelente” , comentou a auxiliar administrativa Janaina Marinho.
Localizado na Rua do Livramento, próximo ao Teatro e Praça Deodoro. Por lá é possível encontrar vestuário, confecções, celulares, relógio, importados, calçados, serviços de conserto, lanchonete, restaurante, serviços do Sine e da Junta Militar. O local funciona de segunda a sexta de 8h às 18h, e aos sábados de 8h às 14h.
Últimas notícias
Homem é morto dentro de casa na zona rural de Taquarana
Com cinco dias de programação gratuita, Prefeitura de Arapiraca e Sesc promovem 1º Festival da Consciência Negra
Prefeitura de Arapiraca firma convênios com associações e anuncia R$ 1,5 milhão para o PAA
PF utiliza drones de alta tecnologia na segurança da COP30 em Belém
Bombeiro sofre mal súbito e morre durante curso de mergulho em Pernambuco
Assembleia de Deus é invadida e tem equipamentos furtados no bairro Cacimbas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
