Mais de 42 mil jovens votarão pela primeira vez em Alagoas
Representando 1,78% do eleitorado total, estes jovens não são obrigados a votar pois até os 18 anos o voto é facultativo
Do eleitorado total de Alagoas (2.325.656), mais de 42 mil jovens entre 16 e 17 anos votarão pela primeira vez na eleição de outubro deste ano. Representando 1,78% do eleitorado total (42.309), estes jovens não são obrigados a votar pois até os 18 anos o voto é facultativo. Em 2020, apenas 26.601 eleitores nesta faixa etária estavam aptos a votar, o que representou 1,19% do eleitorado.
“Esse aumento significativo do número de jovens que fizeram seu alistamento eleitoral e devem votar pela primeira vez muito nos alegra. É o reflexo de campanhas específicas elaboradas pela Justiça Eleitoral objetivando fazer com estes adolescentes participem ativamente do processo democrático desde cedo, contribuindo com a democracia”, comemorou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Otávio Leão Praxedes.
De acordo com o perfil do eleitorado divulgado na última semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 16.203 eleitores alagoanos têm 16 anos (0,70%) e 25.106 têm 17 anos (1,08%). O quantitativo de eleitoras e eleitores entre 18 e 20 anos representa 5,34% dos alagoanos (124.160).
Em janeiro deste ano, momento em que a Justiça Eleitoral intensificou o chamamento para que os adolescentes fizessem o alistamento eleitoral, apenas 14.458 adolescentes entre 16 e 17 anos estavam aptos a votar. Isso representa que 27.851 jovens atenderam ao chamado do TRE de Alagoas, habilitando-se para votar pela primeira vez em outubro.
“Ações da Justiça Eleitoral como a Semana do Jovem Eleitor e a produção de conteúdos específicos para as redes sociais devem ter influenciado bastante esse público, que detém as informações de maneira rápida através dos seus celulares e podem contribuir, ainda mais, incentivando os eleitores mais velhos a continuarem exercendo sua cidadania”, enfatizou o desembargador Praxedes.
Últimas notícias
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Caminhão cai em ribanceira de cinco metros na Rota do Mar
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
