Estado recupera pluviômetros danificados pelas chuvas
Equipes da Semarh estiveram em cinco municípios para realizar serviços de manutenção da rede

Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) estiveram em campo no fim de semana para recuperar os pluviômetros que fazem parte da rede de monitoramento hidrológico de Alagoas, danificados pelas fortes chuvas que atingiram o Estado nos últimos meses.
O pluviômetro é um instrumento utilizado para coletar e medir a intensidade das chuvas. A quantidade de água captada é mostrada em milímetros (mm). Uma chuva de 1 mm por minuto é equivalente a 1 litro de água por minuto em uma área de 1 metro quadrado (m²).
Segundo o meteorologista e coordenador da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Pinho, passaram por manutenção cinco equipamentos instalados nos municípios de Senador Rui Palmeira, Santana do Ipanema, Dois Riachos, Mata Grande e Limoeiro de Anadia. “Foi um trabalho importante de recuperação dos equipamentos, o que permitirá que a rede retome o monitoramento dos rios e chuvas”, informa Vinícius.
Os pluviômetros de Dois Riachos, Mata Grande e Senador Rui Palmeira voltaram a funcionar normalmente, bem como as estações hidrológicas que monitoram o nível dos rios e chuva dos municípios de Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, União dos Palmares, Murici e Paulo Jacinto.
A rede de monitoramento dos nossos rios e lagoas é formada por 26 estações hidrológicas nos municípios de Limoeiro de Anadia, Jacuípe, Colônia Leopoldina, Porto Calvo, Santana do Mundaú, São José da Laje, União dos Palmares, Murici, Rio Largo, Paulo Jacinto, Viçosa, Cajueiro, Capela, Atalaia, Quebrangulo, Anadia, Santana do Ipanema, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Maceió e São Miguel dos Campos, em Alagoas, e Canhotinho, Correntes, Palmeirina e Brejão, em Pernambuco.
Essa rede é operada por meio de um acordo de cooperação técnica entre a Semarh, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Últimas notícias

Rapper Hungria recebe alta de hospital em Brasília
Filmaê: jovens transformam comunicação pública em cidadania

Ministra Esther Dweck afirma que não haverá CNU em 2026

Condutor perde controle direcional do veículo e picape bate em residência em Campo Grande

Carro incendia na BR-101 no município de Colônia Leopoldina

Após acusação de estupro, artista Mamulengo das Alagoas posta vídeo em casa: 'não vou desistir'
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
