Prefeitura de Maceió promove Dia D de combate a leptospirose nesta sexta (22)
Ação busca prevenir a doença através de ações de saúde e limpeza urbana e fazer busca ativa de casos sintomáticos
Em reunião realizada nesta quarta-feira (20), na sede da Secretaria de Saúde de Maceió (Centro), foi definida uma grande ação de combate à leptospirose programada para ocorrer nesta sexta-feira (22), sábado (23) e domingo (24) em diversos pontos estratégicos da capital. A iniciativa representa um esforço conjunto de diversos órgãos municipais para prevenir a doença e identificar casos sintomáticos, que por conta do período chuvoso, tem crescido.
A secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes, destaca que a população não precisa se alarmar, já que por conta da sazonalidade da doença, que tem crescimento no período chuvoso, esse aumento é esperado.
“Embora seja esperado, a Prefeitura está preocupada com a saúde da população e hoje planejamos essa ação para intensificar o trabalho que já é realizado de identificar esses casos, orientar a população sobre prevenção e eliminar possíveis situações favoráveis ao aparecimento da doença. Cada órgão está fazendo sua parte nesse combate e prevenção”, destaca.

A ação tem início nesta sexta-feira (22), às 8h, na região do Bom Parto com ações de limpeza urbana com a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), entrega de solução de hipoclorito de sódio, orientações educativas e busca ativa de casos sintomáticos pelos agentes de endemias, de epidemiologia e da Vigilância Sanitária.
Além disso, a ação vai disponibilizar vacinação contra a Covid-19 e Influenza, na estrutura do Ônibus da Vacina e atendimentos clínicos para casos sintomáticos na Unidade de Saúde da Família (USF) Geraldo Melo, localizada no bairro.

Já no sábado (23), as mesmas ações, exceto o atendimento clínico, se concentram no Mercado da Produção, Levada e Vergel do Lago. No domingo (24), o mutirão leva os serviços de prevenção e combate à leptospirose para a Orla Lagunar da capital.

Além dos serviços de prevenção levados pela saúde, a ação conta com a parceria da Superintendência Municipal de Infraestrutura (Seminfra) que fará revisão e intervenção de galerias e canais da região; da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) com limpeza urbana de toda a região e Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) com apoio às ações realizadas nos mercados públicos da capital.
Na próxima quarta-feira (27), as mesmas ações serão disponibilizadas no Mercado do Benedito Bentes e na sexta-feira (29), no Mercado do Tabuleiro do Martins.
Últimas notícias
Aposentado de 65 anos sofre infarto e destaca a importância do tratamento rápido que recebeu no HGE
Agricultura Familiar em Movimento chega a Murici com serviços de cidadania na quarta-feira (4)
[Vídeo] Prefeitura implanta Sistema de Videmonitoramento Inteligente em Matriz de Camaragibe
Fábio Costa e Leonardo Dias dão sinais de parceria para disputa eleitoral de 2026
Bloco do Povo abrirá prévias carnavalescas 2026 de Palmeira dos Índios com Léo Santana
Prévias carnavalescas de Palmeira dos Índios terão regras definidas em TAC entre Prefeitura e MP
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
