Prefeitura de Maceió promove Dia D de combate a leptospirose nesta sexta (22)
Ação busca prevenir a doença através de ações de saúde e limpeza urbana e fazer busca ativa de casos sintomáticos
Em reunião realizada nesta quarta-feira (20), na sede da Secretaria de Saúde de Maceió (Centro), foi definida uma grande ação de combate à leptospirose programada para ocorrer nesta sexta-feira (22), sábado (23) e domingo (24) em diversos pontos estratégicos da capital. A iniciativa representa um esforço conjunto de diversos órgãos municipais para prevenir a doença e identificar casos sintomáticos, que por conta do período chuvoso, tem crescido.
A secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes, destaca que a população não precisa se alarmar, já que por conta da sazonalidade da doença, que tem crescimento no período chuvoso, esse aumento é esperado.
“Embora seja esperado, a Prefeitura está preocupada com a saúde da população e hoje planejamos essa ação para intensificar o trabalho que já é realizado de identificar esses casos, orientar a população sobre prevenção e eliminar possíveis situações favoráveis ao aparecimento da doença. Cada órgão está fazendo sua parte nesse combate e prevenção”, destaca.

A ação tem início nesta sexta-feira (22), às 8h, na região do Bom Parto com ações de limpeza urbana com a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), entrega de solução de hipoclorito de sódio, orientações educativas e busca ativa de casos sintomáticos pelos agentes de endemias, de epidemiologia e da Vigilância Sanitária.
Além disso, a ação vai disponibilizar vacinação contra a Covid-19 e Influenza, na estrutura do Ônibus da Vacina e atendimentos clínicos para casos sintomáticos na Unidade de Saúde da Família (USF) Geraldo Melo, localizada no bairro.

Já no sábado (23), as mesmas ações, exceto o atendimento clínico, se concentram no Mercado da Produção, Levada e Vergel do Lago. No domingo (24), o mutirão leva os serviços de prevenção e combate à leptospirose para a Orla Lagunar da capital.

Além dos serviços de prevenção levados pela saúde, a ação conta com a parceria da Superintendência Municipal de Infraestrutura (Seminfra) que fará revisão e intervenção de galerias e canais da região; da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) com limpeza urbana de toda a região e Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) com apoio às ações realizadas nos mercados públicos da capital.
Na próxima quarta-feira (27), as mesmas ações serão disponibilizadas no Mercado do Benedito Bentes e na sexta-feira (29), no Mercado do Tabuleiro do Martins.
Últimas notícias
Deputado Rafael Brito comemora crescimento histórico de inscritos no Enem 2026 em Alagoas
Contando a história de Arapiraca, Pau D’Arco e Baixão encantam o público em noite de arraiá comunitário
Representando Girau, Junina Girassol é uma das grandes finalistas do Circuito Alagoano de Quadrilhas
Residência de suspeito de matar o sogro é incendiada em São Miguel dos Campos
Mulher que alugou outdoor para achar marido engata namoro sério
Dunga dança música de Shakira e "gingado" do ex-atleta viraliza
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
