Eleições

OAB fiscalizará todas as fases do processo eleitoral deste ano pela primeira vez

O Pleno do TRE/AL aprovou a resolução que regulamenta a atuação da advocacia antes, durante e depois do período eleitoral

Por Ascom TRE/AL 21/07/2022 15h03
OAB fiscalizará todas as fases do processo eleitoral deste ano pela primeira vez
Urna eletrônica - Foto: Reprodução/ TSE

Pela primeira vez, a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), fiscalizará todas as fases do processo de votação e apuração das eleições gerais no Estado. A Ordem também fiscalizará os trabalhos de transmissão e totalização de dados. O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) aprovou a Resolução nº 16.235, que regulamenta a atuação da advocacia antes, durante e depois do período eleitoral.

Para o presidente do TRE de Alagoas, desembargador Otávio Leão Praxedes, a fiscalização direta da OAB em todas as etapas da eleição garantirá mais transparência e legitimidade ao pleito. “Ter a presença de advogadas e advogados acompanhando todos os atos preparatórios da eleição, desde a geração das mídias das urnas até a totalização dos votos, é fundamental para que os alagoanos tenham ainda mais confiança na legitimidade do pleito”, explicou o desembargador.

A OAB/AL acompanhará, inclusive, os trabalhos desenvolvidos pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, anteriormente conhecida como “votação paralela”. Pela primeira vez, a auditoria acontecerá fora das dependências do Tribunal e será transmitida ao vivo pelo YouTube.

O presidente do TRE/AL ressaltou, ainda, que “a Justiça Eleitoral está se esforçando ao máximo para dar mais segurança, transparência e higidez a todo o processo eleitoral. O que estiver ao nosso alcance fazermos para que não reste dúvida alguma acerca de todas as etapas, será feito”.