Junho contabiliza queda de homicídios em Alagoas no primeiro semestre
Os dados são ratificados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que tem colocado Alagoas como o Estado mais transparente nos dados

No primeiro semestre deste ano, Alagoas registrou 599 crimes que resultaram em mortes. O mês de abril foi o que teve mais casos, com 116. Os dados foram divulgados em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (22), pelo governador Paulo Dantas (MDB) e representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
Em todo estado, a SSP contabilizou 107 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em janeiro; 88 em fevereiro, que foi o que registrou menos no período analisado; 101 em março; 116 em abril; 97 em maio; e 90 em junho. O mês de junho de 2022 foi o mais seguro em Alagoas desde o início do levantamento.
A revelação dos dados significou também o terceiro melhor mês na série histórica desde 2014, quando o Estado começou a mensurar os dados estatísticos da segurança pública. Os dados são ratificados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que tem colocado Alagoas como o Estado mais transparente nos dados, o que mais investe e o que mais reduziu os índices de criminalidade.
O principal número apresentado mostra que em junho foram registrados 90 crimes contra a vida em Alagoas, enquanto em abril foram 116 e, em maio, 97, uma queda de 22% em relação ao início do segundo trimestre. Em Maceió, a queda nos homicídios também foi notada no mês de junho. Ao todo, foram 25 mortes agora contra 39 em abril e 34 em maio, uma queda de 35%. Tudo isso em um mês marcado pelo retorno das festas juninas em todo o Estado, com shows e apresentações que movimentaram grandes públicos.
De acordo com o governador Paulo Dantas, o compromisso central do Governo de Alagoas no que concerne à segurança pública tem sido manter a paz. “Temos conseguido manter o Estado pacificado, o que impacta diretamente no desenvolvimento econômico de Alagoas, pois isso atrai empresas e investimentos”, destacou o governador, ao exemplificar que o desempenho positivo na segurança proporcionou a abertura de 29 mil postos de trabalho nos últimos 12 meses, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do governo federal.
O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, destacou que o resultado positivo em junho teve um componente que valorizou o trabalho da SSP: “A população saiu de praticamente dois anos de pandemia, então, tivemos mais circulação de pessoas, mais festas, o que obrigou um reforço do efetivo da segurança pública”.
Mandados de prisão em aberto
Uma das novidades na apresentação dos índices da criminalidade em Alagoas foi a criação de um força-tarefa da SSP, que conseguiu o cumprimento de 134 de mandados de prisão em aberto de criminosos de alta periculosidade e foragidos da Justiça.
A força-tarefa conseguiu prender 134 indivíduos, metade deles por crimes por homicídio e participação em organizações criminosas. “Essas 134 prisões não foram de criminosos ou delitos comuns”, informou o secretário-adjunto José Carlos, ao acrescentar que a ação ocorreu de maio até o dia 15 de julho.
Roubo a coletivos sem registros há três anos
Outro ponto positivo apresentado pela cúpula da SSP na coletiva foi a ausência de registros de roubos a coletivos em Maceió nos últimos três anos. “Esse era um problema grave e crônico. E, em junho, não registramos nenhum assalto a ônibus na capital, mesmo sendo um mês de grande circulação de pessoas nas ruas”, disse José Carlos.
Outros números que chamam atenção são os relacionados à apreensão de drogas no Estado. Este ano, 178 registros de apreensões foram contabilizados até agora, 10 a mais que todo o ano de 2021.
Últimas notícias

Delmiro Gouveia recebe projeto “Pianusco - Som das Águas” neste sábado

Após reunião, Leonardo Dias comemora mudanças em portaria sobre distribuição de PAEs na Rede Municipal

Prefeito de Japaratinga inaugura quadra poliesportiva

Homem é brutalmente agredido após um desentendimento no município de Dois Riachos

Filho de Rodrigo Cunha e Millane Hora vai nascer na maternidade que tem o nome da avó

Jornalista Abidias Martins escreve livro sobre a pandemia da Covid-19 em AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
