Cidades

Mercados públicos de Maceió terão apresentações artísticas e culturais

Projeto será implantado de forma inicial no Mercado do Artesanato, valorizando os artistas do espaço público

Por Secom Maceió 28/07/2022 14h02
Mercados públicos de Maceió terão apresentações artísticas e culturais
Mercados públicos de Maceió terão apresentações artísticas e culturais - Foto: Secom Maceió

A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) fecharam parceria para levar atrações culturais para os mercados públicos de Maceió. O encontro de alinhamento foi realizado na quarta-feira (27), entre os titulares das pastas Maurício Filho e João Hugo Lyra, além da secretária adjunta da Semtabes, Ríssia Rodrigues, e o diretor de Abastecimento Aldo Avelino.

Titular da Semtabes, Maurício Filho, explica que a integração entre as secretarias e órgãos da Prefeitura de Maceió é importante para unir forças e executar ações que atendam os pleitos dos permissionários. “As demandas convergem de várias formas e esse é um desses casos. Queremos mostrar que dentro dos mercados é um espaço onde as pessoas possam se sentir bem e trazer movimento para esses locais. Esse é um dos pedidos dos comerciantes”, afirma.

O projeto será implantado, de forma inicial, no Mercado do Artesanato, no bairro da Levada, utilizando o espaço do pátio do 2º piso do equipamento público. “A FMAC vai estar junto da Semtabes nessa parceria de levar cultura onde já existe a cultura. Vai ser uma amplificação da cultura nos espaços que a gente tem nos mercados. A gente sabe que os artistas, os músicos conseguem agregar mais pessoas e o mercado está necessitando dessa amplificação. Iremos mostrar que os mercados têm segurança, têm arte e têm cultura”, acredita João Hugo Lyra.

A iniciativa prevê a instalação de um laboratório cultural para apresentações de artistas em palco aberto no Mercado do Artesanato, a exemplo de músicos iniciantes, saraus literários, happy hour, entre outros. “Essa é uma forma de valorizar os artistas do mercado, resgatar a nossa cultura dentro desses espaços, mostrar a arte deles. Isso é importante porque, além de valorizar, também consegue atrair o público para dentro do mercado”, ressalta a secretária adjunta da Semtabes, Ríssia Rodrigues.

Também participaram da reunião a comissão de permissionários do Mercado do Artesanato, formada pelos artesãos Hermany (Mano) Oliveira, Alex Lima, Anthonny Costa e Manu Costa.