Sobe para oito o número de mortes causadas pela leptospirose em Alagoas
O período avaliado é de janeiro a julho e destes seis foram em Maceió e dois no interior
O número de mortes causadas pela leptospirose em Alagoas neste ano subiu para oito. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgados nesta quinta-feira (04). O período avaliado é de janeiro a julho e destes seis foram em Maceió e dois no interior.
O médico infectologista, Renee Oliveira, explicou que é necessário cuidado ao entrar em águas de enchente, que geralmente possuem a bactéria leptospira, causadora da doença. Geralmente, é encontrada na urina do rato, mas também pode ser dos bovinos, cães e outros mamíferos.
Vale ressaltar que a doença não precisa de uma fissura ou ferimento na pele para se espalhar pelo corpo, podendo penetrar a pele íntegra. Um corte apenas facilitaria a contaminação.
“O uso de botas ao entrar em contato com essa água seria o ideal, mas nem sempre é possível. Um saco plástico impermeável pode ajudar muito. Também é importante nunca permanecer muito tempo em contato. Se tiver, a recomendação é lavar o corpo, principalmente a área atingida”, explicou.
Renee disse que é necessário cuidado com os alimentos, não consumir os contaminados. E no momento da limpeza da casa, em casos de enchentes, o recomendado é usar 400 ml de água sanitária para 20 litros de água comum.
O médico ainda alertou que esses números da doença podem ser maiores no estado, uma vez que a enfermidade é confundida com outras patologias por causa de alguns sintomas (febre, dor no corpo, etc), como a dengue, covid-19 e Chikungunya. O ponto de diferença é justamente a água contaminada.
Últimas notícias
Jovem é baleado enquanto estava trabalhando no Santos Dumont, em Maceió
Trio é preso com drogas e mandados em aberto durante ação da Polícia Militar em Arapiraca
Jovem é assassinado ao chegar à casa da sogra no Tabuleiro do Martins
Criança de 3 anos morre após colisão entre moto e ônibus escolar no Sertão de Alagoas
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
