Sobe para oito o número de mortes causadas pela leptospirose em Alagoas
O período avaliado é de janeiro a julho e destes seis foram em Maceió e dois no interior

O número de mortes causadas pela leptospirose em Alagoas neste ano subiu para oito. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgados nesta quinta-feira (04). O período avaliado é de janeiro a julho e destes seis foram em Maceió e dois no interior.
O médico infectologista, Renee Oliveira, explicou que é necessário cuidado ao entrar em águas de enchente, que geralmente possuem a bactéria leptospira, causadora da doença. Geralmente, é encontrada na urina do rato, mas também pode ser dos bovinos, cães e outros mamíferos.
Vale ressaltar que a doença não precisa de uma fissura ou ferimento na pele para se espalhar pelo corpo, podendo penetrar a pele íntegra. Um corte apenas facilitaria a contaminação.
“O uso de botas ao entrar em contato com essa água seria o ideal, mas nem sempre é possível. Um saco plástico impermeável pode ajudar muito. Também é importante nunca permanecer muito tempo em contato. Se tiver, a recomendação é lavar o corpo, principalmente a área atingida”, explicou.
Renee disse que é necessário cuidado com os alimentos, não consumir os contaminados. E no momento da limpeza da casa, em casos de enchentes, o recomendado é usar 400 ml de água sanitária para 20 litros de água comum.
O médico ainda alertou que esses números da doença podem ser maiores no estado, uma vez que a enfermidade é confundida com outras patologias por causa de alguns sintomas (febre, dor no corpo, etc), como a dengue, covid-19 e Chikungunya. O ponto de diferença é justamente a água contaminada.
Últimas notícias

JHC e Marina Candia escolhem primeiro hospital público de Maceió para o nascimento do segundo filho

FPI aponta falhas em carros-pipa e alerta para risco à saúde em Pão de Açúcar

Suspeito de feminicídio é preso em flagrante no Jacintinho

Relator da CPMI do INSS, Alfredo Gaspar afirma que seguirá o ‘rastro do dinheiro desviado’
![[Vídeo] Colisão deixa feridos e carro virado na Avenida Afrânio Lages, em Maceió](https://img.7segundos.com.br/k8OCN3_2lqvyGRxgC26xRArjYjY=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-23-at-114853.jpeg)
[Vídeo] Colisão deixa feridos e carro virado na Avenida Afrânio Lages, em Maceió

Leonardo Dias defende alocação de recursos para pacientes sem condições de alta social no PPA e na LOA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
