Eleições

Lideranças políticas reforçam apoio a Rodrigo e Jó: 'nossa escolha foi acertada, por tudo o que eles representam'

Rodrigo Cunha (União) e Jó Pereira (PSDB) reforçaram os compromissos com o desenvolvimento do setor

Por Assessoria 09/08/2022 14h02
Lideranças políticas reforçam apoio a Rodrigo e Jó: 'nossa escolha foi acertada, por tudo o que eles representam'
Lideranças políticas reforçam apoio a Rodrigo e Jó: “nossa escolha foi acertada, por tudo o que eles representam” - Foto: Assessoria

Além de ouvir as demandas do agronegócio, os pré-candidatos ao governo de Alagoas, Rodrigo Cunha (União) e Jó Pereira (PSDB) reforçaram os compromissos com o desenvolvimento do setor e receberam, na noite desta segunda-feira (8), a confirmação de importantes apoios ao projeto Alagoas Merece Mais, entre eles o do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas), do ex-procurador-geral de Justiça, e pré-candidato a deputado federal, Alfredo Gaspar, e do deputado federal Marx Beltrão (Progressistas), candidato à reeleição, entre outras lideranças políticas e do setor produtivo.

Desburocratização, mais segurança no campo, diálogo com o setor produtivo, investimentos em educação e tecnologia e prioridade ao Canal do Sertão. Essas foram as principais demandas, que inclusive já constam no programa de governo Alagoas Merece Mais, apresentadas aos candidatos.

Dirigindo-se a dezenas de representantes do agronegócio, Arthur Lira lembrou sua articulação permanente em prol do desenvolvimento econômico de Alagoas e do país, defendeu as medidas do governo federal nesse sentido e reforçou seu alinhamento com o presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Foi nessa gestão que ocorreu a maior transferência de recursos para os municípios da história do país e Bolsonaro também concedeu o maior número de títulos de terras a assentados. O Brasil está no rumo certo, com redução da taxa de desemprego, deflação, e ninguém representa mais Bolsonaro em Alagoas do que eu. Ninguém vai roubar isso, ninguém vai se apropriar disso. Temos que saber diferenciar quem precisa de Bolsonaro e quem ajuda Bolsonaro a trabalhar”, afirmou o presidente da Câmara.

Lembrando que Rodrigo Cunha tem vontade e ideias para transformar Alagoas, inclusive sem devolver recursos federais, de forma irresponsável e em razão de ‘picuinhas’, Arthur Lira frisou: “A nossa escolha pelo candidato Rodrigo Cunha foi acertada, por tudo o que ele representa, pela história de vida dele, que precisa ser respeitada”. Ele prosseguiu destacando o significado da presença de Jó, a única mulher em uma chapa majoritária, no projeto: “Uma conquista natural dela, do seu trabalho, que todos conhecem e reconhecem”.

O presidente da Câmara dos Deputados chamou a atenção ainda para que os alagoanos não escolham “um candidato que outro vai mandar ou outros vão mandar” e questionou: “Quem manda hoje no governo é o Paulo Dantas ou o Marcelo Victor (presidente da ALE)? Não é possível que a gente não saiba o que está acontecendo em Alagoas. Temos um João Lyra dois hoje, que gasta dinheiro público para fazer campanha, como Lyra, no passado, gastou dinheiro privado e não se elegeu”.

Segurança Pública

Em seguida, o ex-PGJ e ex-secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar falou da decisão de sair do seu antigo partido para o União Brasil, para estar ao lado do presidente Jair Bolsonaro. “Saí do MDB porque não posso votar em Lula, por tudo o que ele fez. E saí do MDB nesse pleito porque conheço os desvios da Assembleia Legislativa de Alagoas. Não tem condições de entregar o Estado para quem não pensa no povo”, afirmou.

Destacando o caráter “honesto e de boa fé” de Rodrigo Cunha, Alfredo completou se dirigindo ao pré-candidato ao governo: “Rodrigo, estou com você e sou bolsonarista raiz. No governo, você terá que cumprir a pauta em defesa do agro, com honestidade. E quem tem um pouco de consciência e quer um estado livre, decente e sem violência, escolherá você. Eu me comprometo agora a ajudar nisso, a ajudar a cuidar área da segurança pública, inclusive com a criação da Patrulha Rural, uma das propostas de seu governo”.

Alagoas em primeiro lugar

Em sua fala, Jó Pereira defendeu que para desenvolver, é preciso desburocratizar, facilitar a vida do pequeno, médio e grande produtor, apoiar a diversificação da produção e o uso de energias renováveis, garantir o escoamento e a segurança hídrica, dar ao Canal do Sertão, a obra mais cara do governo federal em um único estado, à manutenção adequada, levar segurança pública ao homem do campo, com a ajuda de Alfredo Gaspar, entre outros pontos.

A parlamentar pontuou algumas ações do governo federal que impactam diretamente no setor produtivo e em toda a sociedade, e agradeceu ao governo federal, em nome de Arthur Lira, por medidas como a entrega de títulos de propriedade em assentamentos; o pagamento do auxílio emergencial; a redução do preço dos combustíveis e da energia elétrica; e a implantação do Auxílio Brasil: “O governo federal vem, em Alagoas e no país, cumprindo muitas missões. Ao longo da pandemia, por exemplo, foi fundamental no socorro a estados, municípios e a população”.

Citando a necessidade de reduzir os custos e diminuir a carga tributária para quem gera emprego e renda, Jó cobrou que o Estado utilize recursos federais. “Há recursos sendo devolvidos para o governo federal. Isso é uma irresponsabilidade com o povo alagoano. Precisamos colocar Alagoas em primeiro lugar e não podemos permitir que a decisão de votar ou não em Bolsonaro seja usada como muleta para quem não tem compromisso com Alagoas, que sirva de pano de fundo para não discutirmos o Estado. Nosso compromisso é com Alagoas. Precisamos e vamos colocar Alagoas como prioridade e peço a confiança de cada um de vocês de estarem junto conosco nessa caminhada, por uma Alagoas que merece e pode muito mais”, concluiu.

Proposições e parcerias

Ao conversar com a plateia, Rodrigo Cunha lembrou que entrou na política de forma legítima: “Não tenho rabo preso. Tenho independência e quero acertar. Eu sei o que dá aplausos e curtidas. Eu poderia, por exemplo, ter entrado no picadeiro da CPI da Pandemia, que tinha um lobo, que diz representar Alagoas, cuidando das ovelhas. Mas tenho liberdade para tomar minhas decisões e venho trabalhando com proposições. Uns adversários têm muita coisa para esconder e, nós, muita coisa para mostrar”.

O senador prosseguiu destacando a importância de firmar parcerias com o Governo Federal e afirmou que Alagoas não cresce se o povo não crescer junto. “Hoje, enquanto 51% dos alagoanos recebem mensalmente menos de R$ 500, enquanto temos um estado rico para alguns e injusto para muitos, vemos o governo estadual devolvendo recursos públicos para Brasília”.

Em um paralelo com o atual governo do Estado, Rodrigo lembrou: “Passei quatro anos na Assembleia Legislativa de Alagoas e sei o que está no coração daquela turma. Eles elegeram o governador-tampão, que não tem autonomia, e a fatura está aberta. A conta vai chegar. Ou vocês acham que a Assembleia vai cumprir sua função e fiscalizar o governo? Não vai”.

Rodrigo Cunha também exaltou o apoio de todos os presentes e as importantes parcerias na caminhada, principalmente com o presidente da Câmara e com a deputada Jó Pereira, “a maior expressão feminina da política alagoana”. ‘Queremos assumir esse estado não em busca de poder, mas em busca de resultados”, garantiu.

O encontro contou com a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas); do deputado federal Marx Beltrão (Progressistas); do presidente de Codevasf Alagoas, Joãozinho Pereira; de pré-candidatos a deputado estadual e federal, a exemplo dos ex-secretários de Segurança e de Recursos Hídricos, respectivamente Alfredo Gaspar e Fernando Pereira; Alessandra Hora, Marluce Abdala, Lara Omena, João Paulo e Rodrigo Valença, além de prefeitos, ex-prefeitos, lideranças diversas e técnicos da área do agronegócio.