Programa Saúde da Gente intensifica prevenção de ISTs para mulheres do Vale do Reginaldo
Foram mais de 50 testes rápidos realizados, além de atendimentos, orientações e encaminhamentos clínicos para o público feminino
Em mais uma ação do programa Saúde da Gente, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) promoveu nesta quarta-feira (10), uma força tarefa no Vale do Reginaldo (Poço) para atender o público feminino do local.
Durante a ação, foram abordados assuntos como a importância do uso de preservativos, dos testes rápidos para o diagnóstico precoce e informações sobre tratamentos e encaminhamentos para Unidades de Saúde que tratam casos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
A psicóloga do programa de combate às ISTs, Aids e Hepatites Virais da SMS, Sandra Gomes, realizou uma palestra com a comunidade sobre prevenção, combate e tratamento destas doenças. Além disso, também foram disponibilizados 50 testes rápidos para detectar HIV, sífilis e hepatites B e C e distribuídos 100 preservativos masculinos e femininos.
“Nosso objetivo é aproximar e viabilizar o acesso à saúde pública de qualidade para os maceioenses. Então com essa ação de hoje buscamos levar informação e prevenção para as mulheres que estão sendo atendidas pelo Saúde da Gente. Nosso trabalho ocorre em parceria com profissionais do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher de Maceió”, destaca Gessyca Melo, gerente do programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais.
Além das ações de prevenção às ISTs, o Saúde da Gente Mulher também leva para as moradoras do Vale do Reginaldo consultas ginecológicas, encaminhamentos para especialidades, exames de citologia, mamografia, ultrassom e exames laboratoriais. A comunidade também conta com orientações sobre pré-natal, aleitamento materno e saúde da mulher de forma ampla.
Saúde da Gente
O Saúde da Gente teve início em Maceió nessa segunda-feira (8), reunindo 120 frentes de trabalho, cinco áreas de atuação (Saúde da Criança, Saúde Animal, Saúde Mental, Saúde da Mulher e Saúde nas Grotas), que prioriza a Atenção Básica e a Média Complexidade.
Com o intuito de aproximar e facilitar o acesso à saúde pública aos maceioenses, o programa terá atuação de 7 meses com atendimentos em sete dias da semana, 12 horas por dia, em 30 semanas. Para ter acesso aos serviços de saúde itinerante, a população basta apresentar documento com número do CPF e cartão do SUS nos pontos de atendimento.
Últimas notícias
Dez são presos por violência contra mulher e estupro em Maceió e Região no fim de semana
Pix passa a ser rastreado em todos os bancos para evitar golpes a partir desta segunda
Alagoas vai sediar a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste de 2026
Educação de Maceió convoca mais de 200 aprovados no PSS para reforço da rede municipal
Maceió se destaca entre os destinos mais buscados do Brasil para o Carnaval 2026
Ex-esposa entra no foco da investigação sobre morte de supervisor de base do CRB
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
