Vale do Paraíba

Ação de prevenção ao câncer realizou mais de 350 exames em Viçosa nesta semana

Ação foi uma parceria da prefeitura do município com o Hospital de Amor de Barretos (SP)

Por Ascom Viçosa 12/08/2022 19h07
Ação de prevenção ao câncer realizou mais de 350 exames em Viçosa nesta semana
Ação teve início na última segunda-feira (08) - Foto: Atylla Bezerra e João Esequiel

A unidade móvel do Hospital de Amor de Barretos (SP) realizou 211 exames de mamografia e 145 de citologia durante esta semana em Viçosa, no Vale do Paraíba alagoano. Os procedimentos são essenciais para a prevenção e a detecção precoce do câncer, elevando sobremaneira as chances de cura.

A secretária municipal de Saúde de Viçosa, Núbia Moura, avaliou positivamente a participação das mulheres, que compareceram à carreta para realizar os exames.

“Foi uma ação de extrema importância, uma vez que o papel do exame é ajudar a detectar o câncer de mama antes do surgimento dos sintomas. A gente, inclusive, conseguiu detectar, conversando com algumas mulheres acima de 50 anos, que devido ao receio de sair do município, de pegar a estrada, tinham delas que nunca fizeram o exame. Então veja a importância que é trazer o serviço para dentro do município, para mais perto delas”, destaca a secretária.

Dotada de equipamentos de última geração e equipe especializada, a carreta do Hospital de Amor ofereceu exames de citologia e mamografia gratuitos, que são essenciais na prevenção e detecção precoce do câncer.

“Quanto mais se tem um diagnóstico precoce, as chances de cura aumentam significativamente”, destaca Núbia Moura.

De acordo com a secretária, os resultados saem em até 60 dias. Os exames serão avaliados pelos médicos e enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Caso necessário, todo o tratamento será ofertado pelo Hospital de Amor.

A Carreta do Hospital de Amor iniciou os atendimentos na segunda-feira (8) e encerrou os serviços nesta sexta (12), ao meio-dia. A unidade móvel ficou estacionada na Avenida Firmino Maia, nas proximidades do prédio da Secretaria Municipal de Agricultura.

Parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e a Fundação PIO XII, entidade mantenedora do Hospital de Amor de Barretos e de Arapiraca, possibilitou a disponibilização dos serviços gratuitos à população de Viçosa.

A entidade filantrópica possui mais de 58 anos de história e reconhecimento internacional por sua excelência em tecnologia e cuidado humanizado relacionados à área oncológica.