Maceió

Prefeitura realiza encontros com agentes de saúde para atender demandas conforme orçamento

Categoria reivindica implantação do piso salarial

Por 7Segundos 24/08/2022 14h02
Prefeitura realiza encontros com agentes de saúde para atender demandas conforme orçamento
Secretaria Municipal de Saúde (SMS) - Foto: Secom Maceió

Por meio de nota oficial, a Prefeitura de Maceió divulgou que tem realizado diversos encontros com os Agentes Comunitários de saúde e os Agentes de Combate as Endemias, para analisar o que pode ser feito com relação à implantação do piso salarial, conforme o orçamento do município.

A categoria planeja um protesto para reivindicar o novo piso nacional. Segundo comunicado, as lideranças do movimento não descartam a possibilidade da categoria decretar estado de greve caso a prefeitura não se manifeste com relação a essa pauta.

A nota do órgão afirma que a reestruturação das carreiras, que os profissionais buscam neste momento, com base no novo piso é um pleito legítimo e que tem o apoio do prefeito. "A Prefeitura de Maceió foi a primeira capital do país a aplicar o Novo Piso Nacional dos Agentes, estabelecido pela Emenda Constitucional nº 120, o que reforça o compromisso da gestão JHC com a saúde pública e a valorização dos servidores".

"Com isso, a prefeitura leva em consideração a responsabilidade fiscal e visando preservar a capacidade de Maceió de continuar honrando seus compromissos com servidores, fornecedores e os maceioenses", consta no posicionamento.

Em maio deste ano o Congresso Nacional promulgou a emenda que prevê o piso salarial da categoria. Até então, de acordo com as lideranças do movimento, a prefeitura fez uma complementação salarial.