Política

Candidatos do PSOL promovem encontro com professores de Alagoas neste sábado

A ideia é discutir com professores e professoras, profissionais da educação e apoiadores, políticas e alternativas voltadas para uma educação pública de qualidade

Por Assessoria 25/08/2022 17h05
Candidatos do PSOL promovem encontro com professores de Alagoas neste sábado
Candidatos do PSOL promovem encontro com professores de Alagoas neste sábado - Foto: Cortesia

Discutir a educação pública de qualidade e políticas que possam fortalecer os educadores e profissionais da área é um dos eixos da campanha do professor Cícero Albuquerque, candidato ao governo de Alagoas pelo PSOL. Para isso, ele participará de um grande encontro com apoiadores com a temática voltada para educação, promovido pela candidatura coletiva ao cargo de deputada federal do partido, a Bancada Negra, formada por Estefanie Silva e Alycia Oliveira. O encontro será realizado neste sábado (7) às 15h, no Bazarte, espaço localizado no bairro do Jaraguá, em Maceió.

A ideia é discutir com professores e professoras, profissionais da educação e apoiadores, políticas e alternativas voltadas para uma educação pública de qualidade, inclusiva, antirracista e que construa caminho para os direitos humanos.

Professor há 34 anos, Cícero Albuquerque passou por todas as salas de aula, desde o antigo Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) até a Universidade, onde leciona na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Para ele, a educação é um direito fundamental e deve ser ampliado e respeitado para e por todos e todas. “Sou fruto da oportunidade de estudar e acredito piamente na ampliação de saberes e na democratização do acesso à educação”, detalha o professor, que reforça o convite à comunidade, “ é importante que saibamos que o discurso de priorizar a educação não é só parte da campanha, como fazem outros candidatos, educação, para mim, é parte da minha vida, é o que eu sou”, completa.

Na publicação que faz o convite à sociedade na rede social, a Bancada Negra, que tem Alycia Oliveira professora de geografia formada pela UFAL e Estefanie Silva estudante de administração, diz que é preciso defender uma educação que busque o dialogo contínuo com as questões de gênero e de raça, que liquide definitivamente com a lgbtfobia. “Lutamos pela valorização dos profissionais da educação, pelo reconhecimento do importante trabalho que exercem os professores. Pela liberdade de cátedra nas escolas, e por uma escola livre do militarismo”.

Serviço
O que: Encontro Professores com a Bancada Negra
Quando: 27/08 às 15
Onde: Bazarte
Local: Avenida Comendador Leão, 68, Jaraguá, Maceió

Cícero Albuquerque

Historiador, mestre e doutor em ciências sociais, Cícero Albuquerque tem 56 anos, é pai de dois filhos, professor universitário e educador popular. Vê na educação um instrumento para a transformação da sociedade e quer, como candidato ao governo de Alagoas, encerrar os ciclos das oligarquias familiares que há anos dominam o estado.

Bancada Negra

Composta pela professora de geografia, mestranda da UFAL, militante do movimento negro e feminista Negra, Alycia Oliveira e pela estudante de administração, presidente estadual do PSOL, mãe e afroempreendedora, Estefanie Silva, a Bancada Negra é uma candidatura coletiva do PSOL Alagoas para o cargo de deputada estadual. Quer, entre outros pontos, uma política antirracista em Alagoas e no Brasil.