Economia

Maceioenses voltam a consumir mais, aponta pesquisa

O índice, que cresceu 3,2% na comparação mensal e acumula três meses seguidos de alta

Por 7Segundos com Assessoria 01/09/2022 15h03
Maceioenses voltam a consumir mais, aponta pesquisa
Centro de Maceió - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Maceió registrou em agosto 111,9 pontos. O índice, que cresceu 3,2% na comparação mensal e acumula três meses seguidos de alta, é o segundo maior registrado nos últimos quatro anos, perdendo apenas para janeiro de 2019, quando atingiu 112 pontos. Na comparação anual, a taxa apresenta um crescimento de 25,3%.

O levantamento aponta ainda que a intenção de consumo de agosto registrada em Maceió supera o índice de todas as outras capitais do Nordeste. Teresina (PI) aparece em segundo, com 98,9 pontos, seguida por Salvador (BA), com 88,3 pontos, e Natal (RN), com 85,3 pontos. Já João Pessoa (PB) ficou com a pior taxa, aos 57,5 pontos.

Em uma análise mês a mês, os dados mais recentes mostram que apenas dois subíndices tiveram variação negativa em agosto: “Acesso ao Crédito”, com queda de 2,4%, e “Momento para Duráveis”, com variação de -0,9%. Para Hortencio, esse registro pode ser resultado do aumento sustentado da taxa Selic, que baliza as taxas de crédito e investimento em todo o país e, hoje, está em 13,75%.

Os dados são produzidos pelo Instituto Fecomércio Alagoas, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).