Entretenimento

Dia do Sexo: como são gravadas transas que você vê na TV e no cinema

Ex-consultor da Globo explica como acontece a preparação dos atores e os bastidores das cenas mais quentes do audiovisual

Por Metrópoles/Pouca Vergonha 06/09/2022 09h09 - Atualizado em 06/09/2022 09h09
Dia do Sexo: como são gravadas transas que você vê na TV e no cinema
Dia do sexo - Foto: WIN-Initiative/Neleman/Getty Images

Seja o cinema, seja na televisão, o audiovisual vem trazendo produções com cenas cada vez mais quentes (alô, 365 dias), que — diga-se de passagem — o público adora. Mas, para a maioria das pessoas, acontece o questionamento: como será que são feitas as cenas de sexo?

Apesar de ser mais fácil imaginar como acontece um beijo técnico, é mais difícil pensar em como uma “transa técnica” aconteceria. Algumas delas são tão convincentes que muita gente chega a achar, inclusive, que não é encenação, e ele de fato acontece entre os atores. Mas, de acordo com Heitor Werneck, ex-consultor de figurino e arte na Globo, os atores não transam no set de filmagem.

“Os atores usam uma calcinha ou cueca cor da pele, tapando os órgãos genitais e as zonas erógenas. Também existem os tapa-sexo”, explica. Segundo ele, até as cenas de sexo oral são feitas com proteção.

Ou seja, apesar de estarem um em cima do outro e simulando a movimentação de uma transa, os atores não chegam a encostar suas genitálias.

E se excitar?

Outra dúvida que costuma haver é sobre excitação. Afinal, mesmo que as genitálias estejam tapadas, pode acontecer de uma das partes envolvidas acabar ficando “animada” demais. Isso é problemático principalmente no caso dos homens, que têm uma ereção.

O artista explica que acontece pouco. Porém, quando ocorre, é algo bastante constrangedor para o ator. “Normalmente, nas poucas vezes que isso acontece, o ator pede um tempo”, diz.

Por fim, Heitor afirma que cenas de sexo são levadas muito a sério. Elas são feitas sempre com muito respeito e, principalmente, alinhamento. “As cenas são muito discutidas, e podem existir até contratos com termos específicos”, finaliza.