MPF e MP acompanham a execução do eixo da mobilidade urbana em Maceió
Acordo socioambiental garantiu recursos necessários para que Prefeitura de Maceió efetive melhorias para locomoção na capital

Os Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Estado de Alagoas (MP/AL) recebem com satisfação o anúncio de que a Prefeitura de Maceió dará início às obras estruturantes do eixo da mobilidade urbana, garantido pelo Termo de Acordo Socioambiental, firmado com a empresa petroquímica Braskem em dezembro de 2020, cuja adesão do Município ocorreu em 25 de fevereiro de 2022, homologada em 16 de maio.
Além de outras obrigações previstas no Termo de Acordo Socioambiental, quanto à reparação e à compensação social e urbanística, inclusive dos danos materiais e extrapatrimoniais relativos ao fenômeno da subsidência e deles decorrentes, MPF e MP obtiveram da empresa o compromisso de adotar ações em três dimensões: nas áreas de desocupação, na mobilidade urbana e visando à compensação social (Cláusula 52).
Especificamente em relação às ações para a mobilidade urbana, o Termo de Acordo Socioambiental previu a destinação do valor de R$ 360 milhões (Cláusula 63).
Destaque
Compreendendo a importância e a necessidade de discussão técnica sobre a mobilidade urbana para a cidade de Maceió e visando à celeridade da implantação das ações necessárias para que os benefícios sejam alcançados por toda a população, as discussões sobre definições de projetos sobre o eixo da mobilidade ocorreram entre Prefeitura e Braskem, culminando com o Termo de Adesão de fevereiro de 2022, assinado também pelo MPF e MP/AL.
Ao Poder Executivo do Município de Maceió cabe coordenar a atuação de todas as secretarias envolvidas para concretizar as medidas necessárias para implantação das obras visando à melhoria da mobilidade urbana da capital.
Para acompanhamento da implantação do eixo da mobilidade urbana, o MPF instaurou o procedimento de acompanhamento nº 1.11.000.000653/2022-73, no âmbito do qual foram expedidos ofícios para o Município de Maceió e Braskem, solicitando o cronograma executivo definitivo para implementação das ações e intervenções relativas a este ponto.
Últimas notícias

Arraiás comunitários abrilhantam noite arapiraquense com muita tradição e inclusão

Discussão no trânsito pode ter motivado morte de motociclista na Avenida Menino Marcelo

PRF inicia Operação Corpus Christi 2025 em Alagoas

Hemoal faz coleta externa de sangue em Arapiraca e União dos Palmares nesta terça-feira

Esporte Clube Traipu goleia o AMAFC-MT na estreia da Taça Brasil

Governo de Alagoas entrega Escola do Coração e Creche Cria em Taquarana, nesta terça (17)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
