Saúde

Mais de 430 pessoas aguardam transplante de órgão em Alagoas

Maior parte dessas pessoas está na espera de um transplante de córnea

Por Felipe Guimarães* 08/09/2022 10h10 - Atualizado em 08/09/2022 11h11
Mais de 430 pessoas aguardam transplante de órgão em Alagoas
Mais de 430 pessoas estão na fila para transplante de órgãos em Alagoas - Foto: Reprodução

O estado de Alagoas registrou 436 pessoas na fila de espera para receber um transplante de órgão, nos primeiros seis meses de 2022. Os dados são da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, apurados pelo Registro Brasileiro de Transplantes (RBT).

De acordo com os dados apresentados, a maior parte das pessoas está aguardando receber um transplante de córnea, totalizando 346 dos pacientes. Em segundo lugar, estão as pessoas que esperam receber um transplante de rim, com 80 candidatos.

Desses pacientes em espera para receber um transplante de órgãos, 41 são pediátricos. Ao todo, 39 crianças esperam para receber um transplante de córnea, enquanto somente duas aguardam por um de rim. 

Apesar da longa fila de candidatos, o estado de Alagoas não registrou nenhuma morte em decorrência da espera. Já a nível nacional, 1.469 óbitos foram registrados no primeiro semestre deste ano.

Transplantes

Nos primeiros seis meses deste ano somente 25 transplantes foram realizados. Destes, 17 foram de córnea, totalizando novamente a maior parte dos procedimentos.

No total, o estado de Alagoas identificou 38 potenciais doadores de órgãos nesse mesmo período, contudo 33 destes não eram doadores já cadastrados e somente 5 foram considerados doadores efetivos.

*Com supervisão da Editoria