Escolas municipais vão utilizar plataforma para combater a evasão escolar
Plataforma Busca Ativa Escolar vai contribuir com o monitoramento de alunos não faltarem às aulas
Combater a evasão escolar é um dos principais objetivos da Secretaria de Educação de Maceió (Semed). Por isso, a pasta vai utilizar nas escolas da rede pública municipal de ensino o programa Busca Ativa Escolar, desenvolvido pela União Nacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A plataforma tem a capacidade de monitorar os alunos que não estão comparecendo às aulas.
O programa envolve uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica que serão disponibilizadas gratuitamente para as escolas. A maior pretensão da plataforma é auxiliar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes fora das escolas.
A Busca Ativa Escolar promove uma comunicação entre as áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e planejamento, para articulação da forma ideal de lidar com os casos de evasão. Todo o processo do programa é feito pela plataforma tecnológica, que funciona como um grande banco de dados.
Além de projeto, a coordenadora de programas e projetos educacionais, Katia Lessa, explicou que a busca ativa também é política pública, já que vai auxiliar na garantia de educação para as crianças e adolescentes.
“A plataforma é fundamental, porque vai ajudar os profissionais a terem evidências. O acompanhamento dos alunos infrequentes já acontecia através do projeto presença, com os assistentes sociais das escolas, mas os dados ficavam nas próprias instituições. Com o busca ativa, o acompanhamento vai ser mais eficiente, porque todas as informações estarão armazenadas nos bancos de dados", informou.
Últimas notícias
Presidente Marcelo Beltrão manifesta pesar por vítimas de acidente com romeiros de Coité do Nóia
Deputado Fabio Costa diz que sensação de insegurança cresce e cobra políticas mais firmes contra o crime
Davi Filho descarta vice de JHC e reafirma foco total no Senado
Vereadores de Maceió retomam trabalho com foco nas eleições de outubro
Com trabalho de Arthur Lira, região central de Canapi recebe obras de drenagem e pavimentação
Jornada Pedagógica 2026 aborda combate ao racismo e sustentabilidade
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
