Escolas municipais vão utilizar plataforma para combater a evasão escolar
Plataforma Busca Ativa Escolar vai contribuir com o monitoramento de alunos não faltarem às aulas

Combater a evasão escolar é um dos principais objetivos da Secretaria de Educação de Maceió (Semed). Por isso, a pasta vai utilizar nas escolas da rede pública municipal de ensino o programa Busca Ativa Escolar, desenvolvido pela União Nacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A plataforma tem a capacidade de monitorar os alunos que não estão comparecendo às aulas.
O programa envolve uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica que serão disponibilizadas gratuitamente para as escolas. A maior pretensão da plataforma é auxiliar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes fora das escolas.
A Busca Ativa Escolar promove uma comunicação entre as áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e planejamento, para articulação da forma ideal de lidar com os casos de evasão. Todo o processo do programa é feito pela plataforma tecnológica, que funciona como um grande banco de dados.
Além de projeto, a coordenadora de programas e projetos educacionais, Katia Lessa, explicou que a busca ativa também é política pública, já que vai auxiliar na garantia de educação para as crianças e adolescentes.
“A plataforma é fundamental, porque vai ajudar os profissionais a terem evidências. O acompanhamento dos alunos infrequentes já acontecia através do projeto presença, com os assistentes sociais das escolas, mas os dados ficavam nas próprias instituições. Com o busca ativa, o acompanhamento vai ser mais eficiente, porque todas as informações estarão armazenadas nos bancos de dados", informou.
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
