Cultura

Movimento Cidade traz a Maceió atividades de cultura, sustentabilidade e criatividade urbana

Em parceria com o festival Carambola, evento levará mostra audiovisual, bate-papos, intervenções artísticas, exposições e shows musicais gratuitos para a ETA

Por Assessoria 14/09/2022 09h09 - Atualizado em 15/09/2022 09h09
Movimento Cidade traz a Maceió atividades de cultura, sustentabilidade e criatividade urbana
Movimento Cidade - Foto: Marcela Bicalho

Se cidades são formadas por pessoas, por que não as colocamos no centro das decisões em relação à infraestrutura urbana? É sobre esse questionamento que diversas tribos sociais se reuniram para pensar em propostas que geram impacto social e criativo na cidade: o Movimento Cidade, uma ponte de diálogo entre viver a cidade de forma sustentável, criativa e diversa.

Oriunda do Espírito Santo, a iniciativa pega a estrada com o projeto intitulado MC Roda e traz para os palcos da Escola Técnica de Arte (ETA) de Maceió uma programação diversa com shows, mostras de cinema e editais de capacitação. A itinerância do MC na capital alagoana tem parceria com o Festival Carambola e acontece no dia 8 de outubro, das 9h às 00h.

Sendo um espaço multiplataforma de exibições itinerantes do Movimento Cidade, o MC Roda chega à capital com projetos inovadores. O primeiro é o Geração Reels do Futuro, um convite a diversos jovens do Brasil a pensar soluções e ideias para um mundo melhor inspiradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU) com o Instagram como principal plataforma de produção e difusão.

O público presente também contará com a recém-lançada Mostra Cidade Pedal – uma exibição de curtas nacionais que refletem sobre sustentabilidade e cidade, mobilidade urbana, cidades inteligentes e movimento sustentável brasileiro e mundial em uma plataforma de exibição gerada pela energia do movimento de bicicletas durante o evento. A programação completa do evento será divulgada nos próximos dias. A edição Alagoas do Movimento Cidade é uma realização da Caju Produções, da Voe Produções e da Secretaria Especial de Cultura - Ministério do Turismo, e conta com o patrocínio da Meta.

O MOVIMENTO CIDADE


O MC é um movimento de diversidade urbana que se pauta na dinâmica nos centros urbanos em linguagem de cinema, música, performance e debates temáticos, além de outras atividades de formação artística e cultural. É um movimento cultural que está em sua quarta edição e se propõe a provocar a relação das pessoas com os territórios em que habitam, e pautar temas como: mobilidade urbana, ocupação e esvaziamento de espaços públicos, novas tecnologias, economia criativa, processos participativos, protagonismo de comunidades, representatividade urbana, cidade e consumo, o corpo na cidade, cidades humanas e inteligentes.

Conheça melhor as ações e atividades do MC em https://movimentocidade.com. Cidade apresenta MC.Roda - Edição Alagoas
Data: sábado, 8 de outubro de 2022, das 9h às 00h
Local: Escola Técnica de Artes – ETA, na Pça. Sinimbú, nº 206, Centro de Maceió
Evento gratuito