Acidentes

Semana começa com cobertura do sinal 5G em Maceió

Dispõe de tecnologia as operadoras Brisanet, Claro, Tefônica e TIM

Por 7Segundos 19/09/2022 09h09
Semana começa com cobertura do sinal 5G em Maceió
Em Maceió, a Brisanet, Claro, Tefônica e TIM serão as quatros operadoras que vão dispor da tecnologia 5G - Foto: Ascom

Maceió entrou para a lista de capitais com cobertura de telefonia 5G nesta segunda-feira (19). São cinco novas torres pela cidade habilitadas para espalhar o serviço móvel.

A Brisanet, Claro, Tefônica e TIM são as quatros operadoras que vão dispor da tecnologia 5G na capital alagoana. Além dessas, a Winity Telecom também vai ofertar o serviço móvel nas rodovias.

O edital do leilão do 5G determinou as operadoras a instalação de uma antena para cada 100 mil habitantes. O número de antenas vai crescendo conforme o passar dos anos, ampliando o sinal e o alcance.

A internet 5G utiliza ondas milimétricas de alta frequência e, por isso, exige mais receptores e repetidores de sinal para transpor obstáculos fixos, como torres e edifícios.

Trâmite


Em fevereiro deste ano, o prefeito JHC assinou o protocolo de intenções com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para que um projeto piloto para a utilização do 5G fosse testado em Maceió. Com o protocolo de intenções, Maceió foi a primeira capital do Nordeste a participar do Programa Conecta 5G.

“Desde os primeiros dias da gestão do prefeito JHC, foi feito um trabalho intenso para ampliar a conectividade em Maceió. Vemos o resultado disso com programas como o Maceió tá ON, que leva internet para as grotas. A chegada da internet 5G ajuda em médio e longo prazo nesse processo e abre novas possibilidades”, pontuou o secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho.