Urnas eletrônicas terão tempo maior para conferência do voto
A Justiça Eleitoral já disponibilizou um simulador de votação com o tempo extra no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Pela primeira vez desde a implantação do voto eletrônico, o eleitor terá um tempo a mais para conferir se digitou corretamente o número do seu candidato antes da liberação do botão “confirma”. A mudança foi motivada para evitar que o eleitor registre seu voto de maneira equivocada, ao apertar a tecla sem querer. A Justiça Eleitoral já disponibilizou um simulador de votação com o tempo extra no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nas eleições de outubro, o eleitor deverá votar em cinco cargos: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. Segundo o TSE, a cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve (som curto). Após a escolha dos cinco candidatos, sendo o último o candidato a presidente, a urna emitirá o som mais longo (som longo).
“Os mesários já foram treinados para orientar os eleitores a respeito disso. Se trata apenas de um mecanismo de segurança para que as pessoas possam ver por mais tempo a foto do candidato em que estão votando. Para o voto em legenda — isto é, no partido, não em um candidato específico — será necessário apertar "confirma" duas vezes”, esclarece o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), Henrique Méro.
Últimas notícias
Acidente entre dois veículos é registrado em cruzamento no bairro da Pajuçara, em Maceió
Jovem é flagrado furtando planta em vaso na rua Estudante em Arapiraca
Caio Bebeto protocola PL que protege empresários de restrições por débito tributário
Cadáver é encontrado na Lagoa Mundaú no bairro Vergel do Lago, em Maceió
Em ações conjuntas, Polícia Militar apreende 40 armas de fogo e 60kg de drogas durante a semana em Alagoas
Homem fica ferido após se envolver em acidente de trânsito em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
