Urnas eletrônicas terão tempo maior para conferência do voto
A Justiça Eleitoral já disponibilizou um simulador de votação com o tempo extra no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Pela primeira vez desde a implantação do voto eletrônico, o eleitor terá um tempo a mais para conferir se digitou corretamente o número do seu candidato antes da liberação do botão “confirma”. A mudança foi motivada para evitar que o eleitor registre seu voto de maneira equivocada, ao apertar a tecla sem querer. A Justiça Eleitoral já disponibilizou um simulador de votação com o tempo extra no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nas eleições de outubro, o eleitor deverá votar em cinco cargos: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. Segundo o TSE, a cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve (som curto). Após a escolha dos cinco candidatos, sendo o último o candidato a presidente, a urna emitirá o som mais longo (som longo).
“Os mesários já foram treinados para orientar os eleitores a respeito disso. Se trata apenas de um mecanismo de segurança para que as pessoas possam ver por mais tempo a foto do candidato em que estão votando. Para o voto em legenda — isto é, no partido, não em um candidato específico — será necessário apertar "confirma" duas vezes”, esclarece o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), Henrique Méro.
Últimas notícias
PF disponibiliza formulário para denúncias de possíveis crimes eleitorais
Datafolha: Lula abre vantagem em MG e cresce em SP, onde empata com Flávio
Palmeira dos Índios prepara entrega de mais de mil casas populares
Arthur Lira participa de caminhada com JHC, Marina e Célia Rocha em Arapiraca
Polícia Federal realiza ação em agência da Caixa Econômica em Rio Largo
Manchas de óleo são encontradas na Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
